Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Cardeal Tempesta vai lavar os pés de Irmãs Missionárias da CaridadeNotícia - Cardeal Tempesta vai lavar os pés de Irmãs Missionárias da Caridade

$
0
0

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, vai lavar os pés de 12 irmãs Missionárias da Caridade nesta Quinta-feira Santa, 24 de março, durante o rito do lava-pés na Santa Missa da Ceia do Senhor, às 18h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio.

A iniciativa de realizar o rito do lava-pés com as irmãs da Congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá é recordar três aspectos e acontecimentos importantes para a Igreja no Rio, no Brasil e no mundo: o Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a canonização de Madre Teresa no dia 4 de setembro, e o assassinato de quatro irmãs Missionárias da Caridade e outros 10 colaboradores mortos por extremistas do Estado Islâmico, na cidade de Áden, no sul do Iêmen.

Em seu artigo intitulado “Semana Santa”– publicado no site da Arquidiocese do Rio –, Dom Orani explica o verdadeiro significado da celebração da Quinta-feira Santa e do rito do lava-pés.

“Na quinta-feira acontece a celebração solene da Missa em que se faz memória da instituição da Eucaristia, do mandato do amor ao próximo e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa, realiza-se a Cerimônia do Lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo, que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor. Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei”. Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração”, ressaltou Dom Orani. 

Foto: Arquivo

24/03/2016 - Atualizado em 24/03/2016 12:44


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452