
A Capela Sistina, local que guarda os segredos das escolhas dos pontífices, foi palco da gravação do álbum Cantate Domino, que inclui músicas escritas por Palestrina, Lassus e Victoria durante o Renascimento, justamente para a Capela Sistina. Ele inclui ainda dois cantos gregorianos e uma gravação inédita mundial da versão original do Allegri Miserere. O Papa receberá a primeira cópia do álbum, que será lançado em 25 de setembro.
As peças são cantadas em latim, como os compositores pretendiam. O Coral da Capela Sistina tem 20 cantores adultos e 30 adolescentes. Um dos cantores, Mark Spyropoulos, é o primeiro membro britânico em tempo integral do coro, que é dirigido por Massimo Palombella.
A respeito desta gravação, o Maestro Palombella afirmou que "após um período intensivo de estudo e bolsas de estudo em música sacra no Renascimento e sua pertinência estética, nós chegamos ao ponto de fazer a primeira gravação comercial, neste local notável”.
Intérpretes de renome, como a cantora de ópera italiana Cecilia Bartoli e o maestro de coros italiano, Roberto Gabbiani, participaram das gravações, que foram realizadas utilizando um estúdio especialmente construído pela Deutsche Grammophon, com a mesa de mixagem colocada em uma ante-sala.
A produtora do CD indicada ao Grammy, Anna Barry, descreveu como um "privilégio arrebatador" poder gravar entre os afrescos de Michelangelo.
Foto: AFP
09/09/2015 - Atualizado em 09/09/2015 17:21