Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Formação - A pessoa do Pastor

$
0
0
Diante do panorama politico, social e religioso que vivemos atualmente, percebemos que a humanidade encontra-se em meio a uma crise de valores. E a Igreja, de modo particular, é chamada a tomar posição diante desta realidade. Mediante a estes desafios tem se preocupado cada vez mais com a formação dos futuros sacerdotes para que possam dialogar com o mundo atual apresentando-lhes a mensagem de Cristo, não só por meio da pregação, mas sobretudo, através do testemunho de uma vida santa e feliz.

O sacerdote deve saber, que a primeira finalidade do seu ministério é conduzir as pessoas a seguir Jesus Cristo, fazendo com que elas trabalhem pela própria conversão a fim de que cada vez mais tornem-se semelhantes a Ele. Para que tal é necessário investir na formação dos futuros pastores de almas: os seminaristas. Fomentando neles uma coesa e solida formação humana, espiritual, intelectual e pastoral. È o que relata o documento “Pastoris Dabo Vobis” ao sublinhar aspectos essenciais para aqueles que desejam tornar-se sacerdotes.

A vida do sacerdote abarca não só o âmbito pastoral de uma comunidade, mas também a questão administrativa. Entretanto, estes dois aspectos devem caminhar harmonicamente, ou seja, em perfeito equilíbrio, pois quando valorizamos um destes pontos em detrimento do outro a comunidade acaba tornando-se frágil, sem os alicerces principais. Uma vez que a Graça de Deus não se manifesta apenas quando se promove grandes construções, por meio de eventos paroquiais, ou mesmo na estabilidade financeira, mas principalmente na santidade do povo.

Para que se possa alcançar uma excelência no que tange os futuros sacerdotes é necessário que os seminaristas, desde o início, promovam entre si a generosidade, a fraternidade, e possuam um coração indiviso e misericordioso, permeados pela humildade e obediência. Só assim poderão servir o povo com alegria e amor e ser para cada pessoa que encontrar um “Alter Christus Caput” ( Outro Cristo Cabeça). Aquele que tem “o cheiro das ovelhas” e, como também nos ensina o Papa Francisco, faz da Igreja um “Hospital de Campanha”, anunciando a misericórdia, a esperança e o amor de Deus a toda a humanidade.



25/04/2016 - Atualizado em 27/04/2016 10:24


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452