
O Vicariato Episcopal Norte promoveu no último sábado, dia 11 de junho, na Paróquia São Cosme e São Damião, uma manhã de convivência com os agentes e equipes de Pastoral da Comunicação (Pascom). A convivência teve como tema "Da pastoral com os meios de comunicação ao diálogo com a cultura midiática", com assessoria do padre Abimar Moraes, doutor em teologia pastoral e catequética e coordenador de pós-graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Segundo a vice-coordenadora vicarial da Pascom, Alba Moraes, as manhãs de convivência são promovidas nas foranias do Vicariato para debater a dimensão eclesial dos meios de comunicação, planejar ações e proporcionar momentos de formação para os agentes da pastoral:
"Esta foi a terceira manhã de convivência deste ano no Vicariato e a atividade foi muito importante para fortalecermos os vínculos entre as equipes paroquiais e aprofundar a formação dos agentes, integrar o anúncio do Evangelho nesta nova cultura criada pelos modernos meios de comunicação. Todos são convidados e os encontros também são abertos para outros Vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro", explicou Alba.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97150-7028 (Alba) ou através do e-mail moraes.alba@gmail.com.
Conheça a Pastoral da Comunicação
As diretrizes da Pascom têm como objetivo principal consolidar a missão da Igreja por meio da comunicação. Organizar e animar a Pastoral da Comunicação, para que ela seja um instrumento eficaz e ajude permanentemente as paróquias e, por conseguinte, a diocese a cumprir sua missão de anunciar a Cristo de modo planejado.
O fortalecimento do processo dialógico enaltece qualidades existentes na comunidade como a acolhida, o amor fraternal e a compreensão da complexidade das relações pessoais e a superação dos desafios, tornando comum as diferenças e assumindo em conjunto o projeto evangélico da instalação do Reino de Deus entre nós.
De acordo com o documento nº 75, Igreja e Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pascom é "a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos de comunicação”.
Imagem: Reprodução da Internet
13/06/2016 - Atualizado em 13/06/2016 11:29