
Durante todo o dia 13 de junho, milhares de devotos lotaram as missas no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, para homenagear um dos santos mais populares do mundo. A trezena preparatória, iniciada no dia 31 de maio, contemplou uma frase do Papa Francisco: “Deus não se cansa de perdoar”.
A riqueza artística da histórica igreja do convento inserida no coração do centro do Rio, recentemente restaurada, emocionou os devotos que foram agradecer ou pedir novas graças.
“É o terceiro ano que venho para agradecer e, ainda assim, acho que é pouco, porque Santo Antônio sempre atende aos meus pedidos”, disse Nilda Silva Soares, que foi à igreja para agradecer, afirmando que procura seguir e repassar aos filhos e netos os ensinamentos do padroeiro.
Os devotos também aproveitaram para participar do Sacramento da Confissão, dos momentos de oração com aspersão de água benta, da partilha e recepção do pão de Santo Antônio e saborear os pratos típicos do mês junino.
A missa do meio-dia foi presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, que destacou a vida do padroeiro como autêntico discípulo missionário de Jesus Cristo.
"Santo Antônio é modelo de vida cristã. Ele aponta que Jesus Cristo é o único caminho para transformar a sociedade, para tornar o mundo melhor. Assim como Santo Antônio, precisamos ter a mesma disposição: seguir o Cristo, com todas as suas consequências".
O guardião do convento, frei Estêvão Ottenbreit, que também participou da missa, destacou que “Santo Antônio, por sua proximidade, é estimado e querido por todo o povo cristão no mundo inteiro”. O outro concelebrante foi o reitor da igreja, frei José Pereira.
Fotos: Carlos Moioli e Gustavo de Oliveira
17/06/2016 - Atualizado em 17/06/2016 17:46