Todos somos irmãos» é o mote da visita que o Papa Francisco fará ao Azerbaijão no âmbito da viagem que, de 30 de setembro a 2 de outubro, o levará também à Geórgia como remate de um itinerário na região caucásica, que já viu o Pontífice peregrino na Arménia, no passado mês de junho.
O mote, explicam os organizadores, inspira-se numa citação evangélica (Mateus 23, 8) e no ensinamento da Igreja católica, continuamente reafirmado pelo Papa Francisco, que todos os seres humanos são parte de uma única família e estão chamados a viver em fraternidade e amizade».
O tema do encontro é expresso também pela imagem escolhida para simbolizar a visita: as chamas azuis, vermelhas e amarelas – cores da bandeira nacional – representam o país como «terra do fogo» e abraçam uma cruz estilizada (amarela, em homenagem à Santa Sé) que recorda a tradição cristã e a sua antiga presença nesta terra. Além disso, as chamas, em forma de espiral, recordam a forma de um coração: é visível, juntamente com alguns raios que se desprendem do centro, o ano da misericórdia.
Foto: L’Osservatore Romano
01/09/2016 - Atualizado em 01/09/2016 13:19