A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro foi sede, no último sábado, dia 27 de agosto, do Retiro da Pastoral da Sobriedade, da Conferência Episcopal Regional Leste 1, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado na Catedral de São Sebastião e reuniu cerca de 200 agentes da pastoral, oriundos das dioceses que compõem o regional.
O retiro foi dirigido por Dom Fernando Arêas Rifran, ordinário da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Campos (RJ), e referencial da Pastoral da Sobriedade. Durante toda a programação, Dom Fernando meditou com muita música e reflexão cada um dos “12 passos da Pastoral da Sobriedade” e também destacou a importância do trabalho realizado pelos agentes de pastoral.
“A missão dos agentes da Pastoral da Sobriedade é expressar o amor gratuito do Pai, que desperta em nós solidariedade com o mundo e com a humanidade, permitindo que façamos uma experiência de fé e de vida com aqueles que mais sofrem”, afirmou.
Para a coordenadora arquidiocesana da pastoral, Cristina Carvalho, o retiro contribuiu para revigorar o ânimo para enfrentar os desafios de se manter a sobriedade em meio a um mundo marcado pelo desenfreado consumo e pela indiferença que descarta a pessoa humana como nos exorta o Santo Padre, Papa Francisco:
“O trabalho da Pastoral da Sobriedade vai na contramão de um modo de vida que escraviza pelo desenfreado consumo e nos faz indiferentes ao outro, de modo aqueles que padecem da dependência química e que enfrentam a condenação moral da sociedade, muitas vezes sem encontrar o agir misericordioso que é capaz de resgatar, restaurar vidas”, declarou.
Conheça a Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. A pastoral tem como objetivo prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 passos da Pastoral da Sobriedade” ou “Terapia do Amor”, pois trata todo e qualquer tipo de dependência, propõe mudança e valoriza a pessoa humana.
Os 12 passos são vivenciados periódica e clinicamente, traduzindo um Programa de Vida Nova que cumpre a primeira missão da Igreja: a evangelização. Os 12 passos são: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.
A pastoral busca desenvolver ações conjuntas para integrar todas as pastorais, movimentos e comunidades terapêuticas, casas de recuperação para através da pedagogia libertadora de Jesus, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
A identidade da Pastoral da Sobriedade é o grupo de autoajuda, espaço de consolidação de seu trabalho. A pastoral capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente.
Mais informações de como implantar a pastoral na paróquia podem ser obtidas através do e-mail sobriedade_rj@yahoo.com.br.
Fotos: Cláudio Santos
02/09/2016 - Atualizado em 02/09/2016 10:48