No próximo dia 7 de setembro a Legião de Maria estará comemorando 95 anos de sua fundação em Dublin (Irlanda) e 65 anos no Brasil. O Senatus Assumpta do Rio de Janeiro, reunirá todos os seus conselhos afiliados numa grande celebração na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a partir da 14h, para as Orações Iniciais da Tessera, seguida da Santa Missa em Ação de Graças, este ano celebrada pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza e concelebrada pelo padre Fábio Siqueira, diretor espiritual do Senatus/RJ, e demais diretores espirituais da Legião de Maria no estado do Rio de Janeiro.
O Senatus Assumpta do Rio de Janeiro convida a todos para festejarem com a Legião de Maria.
Conhecendo um pouco a Legião de Maria
A Legião de Maria é uma Associação de Fiéis que já remonta há 95 anos de existência no mundo e há 65 anos no Brasil, e sua estrutura é inspirada no exército da antiga Legião Romana, na qual também se inspirou para adotar o nome (Legio Mariae), os símbolos (Vexillum; Tessera etc.) e a sua nomenclatura, quase toda ela em latim: Praesidium/Curia/Comitium (singular)/praesidia/curiae/comitia (plural); Catena Legionis etc. Para a Legião, isso garante a unidade interna do movimento, que é internacional, e também com a Igreja, conservando certa familiaridade com a língua oficial da Igreja - o latim.
Essa terminologia ajuda na particularização e distinção do que é próprio e exclusivo, ou antes, privativo da Legião de Maria; também garante ao legionário que, onde ele estiver, poderá participar das atividades e reuniões legionárias, sem prejuízo de compreender o que seja essencial. Em qualquer lugar do mundo, onde ouvir dizer "Catena Legionis", ou “ACIES’, ou “Praesidium” o legionário, imediatamente, sabe do que se está falando e como deve proceder.
A TESSERA (lê-se: téssera), que na antiga Legião Romana era a senha do dia para os soldados, para os legionários de Maria, passou a ser a cartilha com as orações próprias e de uso exclusivo da Legião de Maria. Então, para os legionários, a nomenclatura da Legião, toda ela, torna-se uma espécie de "senha", como a própria Tessera, que os distingue, identifica e unifica onde quer que estejam.
A unidade básica recebe o nome de PRAESIDIUM ("praça forte", na antiga Legião Romana), e seria como que um "destacamento", com no máximo 15 membros e, a partir de um certo número de praesidia (plural de praesidium), formam-se as CURIAE ou COMITIA, que, por sua vez, compõem os SENATUS da Legião de Maria. Cada conselho garante a observância das normas pelos membros e a disciplina do apostolado nas regiões onde a Legião exista. Todos estes, por fim, são afiliados e leais ao CONCILIUM LEGIONIS MARIAE, sediado em Dublin - Irlanda, onde foi fundada em 7 de setembro de 1921, por Frank Duff, hoje em processo de beatificação.
Os praesidia, assim como os Conselhos (Curiae/Comitia/Senatus/Concilium), recebem sempre o nome de um título de Nossa Senhora. E, não raro, também em latim (Praesidium Mater Boni Consilii/Regia Deigenitrix/Comitium Mediatrix/Senatus Assumpta etc.), embora não seja obrigatório.
“A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do reino de Cristo. A menos que o Concilium aprove e as reservas apontadas no Manual Oficial da Legião, a Legião de Maria está à disposição do Bispo da Diocese e do Pároco para toda e qualquer forma de serviço social e de Ação Católica que estas autoridades julguem convenientes aos legionários e útil à Igreja.” (Manual da Legião de Maria, cap. 1, ed. 1996, p. 11).
Vexillum Legionis
Tessera
Foto: Arquivo
05/09/2016 - Atualizado em 05/09/2016 16:49