Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Dia Nacional do Doador de Órgãos

$
0
0

temp_titleDia_Nacional_do_Doador_de_rgos_07102016122948

O Dia do Doador de Órgãos é comemorado no Brasil em 27 de setembro. Para celebrar a data, o cardeal Orani João Tempesta presidiu no dia 30 de setembro uma missa no Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca, um dos hospitais que realizam transplante de órgãos no Rio de Janeiro.

A celebração foi marcada com a plantação de uma muda de ipê branco no jardim do hospital, com o intuito de sensibilizar a população para as necessidades daqueles que precisam de um transplante. Segundo o diretor geral do hospital, frei Paulo Batista, para ser um doador basta que a pessoa deixe claro para algum familiar sua intenção de doar órgãos após seu falecimento. “Não basta a intenção de doar, é preciso que ela seja exteriorizada”, explicou. No caso de doação em vida, é necessário que o doador seja maior de 18 anos e o receptor deve ser cônjuge ou parente consanguíneo. Caso não haja parentesco, é pedida uma autorização judicial.

Mas, mesmo com a facilidade na autorização para a doação de órgãos, o número de recusas por parte das famílias aumentou de 42% (em 2015) para 48% (este ano). “Esses números mostram as oportunidades de vidas serem salvas e que foram jogadas fora”, apontou o coordenador do Centro Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.

Ele contou que, para reverter esta situação, o Estado está promovendo uma campanha que conta com cursos e palestras de conscientização tanto para profissionais da saúde quanto para a população em geral. “Nosso objetivo é mostrar o impacto que tem essa recusa e mostrar que o processo de doação precisa funcionar. Para isto, é necessário o apoio de todos”, assinalou.

Ato de amor

O Hospital São Francisco, que estava com os procedimentos de transplante suspensos devido à crise financeira do Estado, voltou a realizá-los não apenas em pacientes do SUS, como também de operadoras e seguradoras de saúde.

Na missa de ação de graças, Dom Orani chamou a atenção para os avanços já alcançados pela medicina e ressaltou que a caridade e o amor humanos devem aumentar tanto e tão rapidamente quanto esses avanços.

“Hoje agradecemos a Deus pela consciência do amor ao próximo, tanto por parte das famílias dos doadores falecidos, como das pessoas vivas que doaram órgãos para seus parentes. Já temos esta consciência de caridade e amor, mas devemos aumentá-la cada vez mais. Temos um bom número de doadores hoje, mas precisamos fazer com que seja ainda maior”, frisou o cardeal.

Rodrigo Sarlo afirmou que a importância da doação de órgãos se reflete diretamente na vida daqueles que foram salvos por esse gesto. Um exemplo disto é a vida de Patrícia Pinna, que recebeu transplante de rim um ano atrás, no Hospital São Francisco, e agora pode acompanhar o crescimento das filhas.

“Eu serei eternamente agradecida por esse gesto de amor das pessoas que doaram os órgãos de um ente querido para que eu pudesse voltar para junto da minha família e ver minhas filhas crescerem”, disse ela, que participou da missa de ação de graças. “E torcemos para que o que vem acontecendo de ruim na área de saúde no Estado melhore, para que este hospital possa continuar funcionando, porque ele é maravilhoso. Fui muito bem tratada desde que recebi a ligação para vir receber o transplante”, concluiu.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Antônio Teixeira Júnior, uma vida pode gerar até cinco novas vidas por meio da doação de órgãos. “É importante que as pessoas entendam a importância disso e tenham o desprendimento necessário para a doação”, destacou.

Hospital São Francisco

O Hospital São Francisco tem como uma de suas principais missões o transplante de órgãos. Dentro do hospital funciona uma Organização de Procura de Órgãos (OPO) que abrange todos os hospitais da área da Zona Norte, contribuindo para a captação de órgãos a serem disponibilizados para todo o Sistema Nacional de Transplantes. Desde que começou a disponibilizar o procedimento, no dia 21 de fevereiro de 2013, realizou 697 transplantes renais e 296 transplantes hepáticos.

O site do Programa Estadual de Transplantes, que contém informações úteis sobre o transplante de órgãos, pode ser acessado no endereço transplante.rj.gov.br.

temp_titleDia_Nacional_do_Doador_de_rgos_1_07102016122946

Fotos: Gustavo de Oliveira


07/10/2016 - Atualizado em 07/10/2016 12:35


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452