Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Cristo Redentor: 85 anos de história na nossa história

$
0
0

O Cristo Redentor completa 85 anos neste 12 de outubro. E como o Monumento — alvo de tão grande amor popular e incorporado à paisagem carioca ao ponto de se tornar o mais importante ícone da Cidade Maravilhosa para o turismo mundial — merece homenagens, a Arquidiocese do Rio de Janeiro preparou uma programação religiosa e cultural para a festa em atenção à data.

— É lindo perceber que o Monumento é, hoje, um símbolo dos sentimentos de fé dos brasileiros natos e dos de coração. Ele também une pessoas de todas as nacionalidades, que acreditam na força da bondade e do amor para a construção de um mundo melhor. Por tudo isso, o Cristo Redentor, que faz parte não apenas do cenário carioca, mas da história de todos nós, merece ser celebrado, destaca o reitor do Santuário, Padre Omar Raposo.

A história do Cristo Redentor teve início com a ideia da construção do Monumento, em 1921, quando a Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu um concurso para a escolha do melhor projeto, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. O vencedor foi o engenheiro e arquiteto carioca Heitor da Silva Costa, que contou com os talentos do pintor Carlos Oswald e do escultor Paul Landowski, para o desenho e a execução finais da obra. Mas a história popular de amor pelo Monumento teve início com a sua construção, iniciada em 1926, quando todo o povo brasileiro se mobilizou com doações para erguê-lo.

Pronto, o Cristo Redentor se tornou uma maravilha da arquitetura, já que, com 30 metros de altura, ganhou expressividade única! O trabalho minucioso comportou revestimento formado por pedra-sabão, com cada peça fixada com cola em pedaços de pano, que, em seguida, foram presos com argamassa e rejuntados, formando um mosaico. A obra, que deixa ver não só os traços do rosto e da vestimenta, mas também um coração em alto-relevo, se tornou merecedora da devoção popular também pela riqueza de detalhes religiosos: o Monumento, que além de um ponto turístico é também Santuário, representa uma cruz e, ao mesmo tempo, o Cristo Ressuscitado, de braços abertos, com seu singelo coração, que simboliza o amor de Deus.

Sua inauguração, em 12 de outubro de 1931 – Dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a quem a capela aos pés do Monumento é dedicada —, foi comemorada, neste ano, com a tradicional Vigília da Juventude, durante a madrugada, com a benção do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, ao amanhecer, seguida do concerto da Orquestra Sibélius e Coro Preto, com suas 85 vozes sul-americanas, e da Missa em ação de graças, presidida pelo reitor do Santuário.

 

12/10/2016 - Atualizado em 12/10/2016 14:04


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452