A Campanha “Alimente a Esperança, ajude o Haiti” já chegou a cerca de 20 toneladas arrecadadas nestas três semanas de duração. Promovida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, em comunhão com a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, tem como objetivo arrecadar pelo menos cem toneladas até dezembro, quando termina.
Os alimentos não perecíveis de primeira necessidade (leite em pó, feijão, arroz, açúcar, macarrão, farinha e fubá) serão enviados às vítimas do furacão Matthew, que atingiu o Haiti no início de outubro e deixou cerca de mil mortos, além de muitas pessoas em situação de emergência.
Segundo frei Paulo Batista, um dos responsáveis pela campanha, tem sido surpreendente o número de pessoas que vêm se movimentando em prol da causa.
Ele afirmou que assim que a associação atingir 27 toneladas de alimentos arrecadados, capacidade de um contêiner, já será feito o primeiro envio para que as pessoas não precisem aguardar tanto tempo. Para isso, esperam receber ajuda da Marinha do Brasil ou da Força Aérea Brasileira, com as quais já estão em contato através do Ministério da Defesa. Além disso, a associação contará com o apoio de uma empresa privada, que se disponibilizou a ajudar na logística.
“Nós que somos católicos, nós que somos seres humanos, temos sempre que estar dispostos a estender nossa mão e ajudar alguém. Como diz a Sagrada Escritura, ‘há mais felicidade em dar que em receber’ (At 20, 35). E essa expressão nos ensina que é muito melhor estarmos aqui podendo ajudar alguém do que estar no sofrimento daquele que espera nossa ajuda”, disse o religioso.
Solidariedade
Em 2014, foram arrecadadas 180 toneladas de alimentos na primeira edição da campanha, criada para ajudar o país, que frequentemente é alvo de desastres naturais. O objetivo agora é chegar a cem toneladas. Para isso, frei Paulo fez um apelo àqueles que ainda não fizeram sua contribuição: “Se fôssemos nós que estivéssemos lá, o que nós esperaríamos do mundo? O que nós esperaríamos do cristão? Uma ajuda. E é essa ajuda que nos comprometemos a dar. No entanto, não conseguimos fazer isso sozinhos; é importante que cada um dê a sua colaboração”, incentivou.
Como doar
Os alimentos doados poderão ser entregues em todas as igrejas da cidade e na recepção do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Rua Conde de Bonfim, 1033, na Tijuca. Os recursos financeiros podem ser depositados na conta da Cáritas Emergência da Arquidiocese do Rio: banco Bradesco, agência 0814-1, conta corrente 48.500-4.
04/11/2016 - Atualizado em 04/11/2016 12:10