No dia 24 de novembro, o Cardeal Orani João Tempesta abriu as celebrações dos 25 anos da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, na Barra da Tijuca. Com a presença de muitos fiéis, a missa em ação de graças foi concelebrada pelo pároco, padre Marcelo Batista de Araújo, e pelo vigário paroquial, padre Marcos Paulo Galvão da Silva.
Durante o ano jubilar, a paróquia vai promover diversas celebrações e eventos. Segundo o padre Marcelo, “houve muitos frutos nesses 25 anos. A construção da Capela Santa Rosa de Lima, no Parque das Rosas, e a Capela Santo Antônio, que há pouco mais de um ano virou paróquia. São dois frutos desse trabalho de evangelização junto ao povo da Barra da Tijuca’’, disse.
A primeira ação das comemorações do ano jubilar foi realizada pelo grupo “Paróquia Solidária” na Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, no dia 10 de dezembro. Um evento para mais de 360 crianças, que foram apadrinhadas pelos paroquianos. Teve atividades, lanche, distribuição de roupas, calçados, quites higiênicos e brinquedos, teatro natalino, oficina de arte, Papai Noel e espaço bebê. A organização contou com assistência de 50 voluntários da Paróquia Solidária, com outros 18 voluntários da Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, que ajudaram a levar mais alegria e amor para as crianças e suas famílias.
O pároco também falou das homenagens que a paróquia vai fazer para os padres que passaram pela igreja. “Eles serão convidados a celebrar missas com intuito de todos, fiéis e sacerdotes, agradecerem a Deus por todos os anos de evangelização na comunidade da Barra da Tijuca. Em especial o primeiro pároco, monsenhor Joel Portella Amado, que permaneceu lá por 23 anos”, comentou.
Paróquia Solidária
É um grupo de ação social da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Os integrantes são todos voluntários que desejam fazer o bem. O objetivo é promover a igualdade social, resgatar a cidadania e a dignidade das pessoas através de ações solidárias aos que mais precisam de ajuda.
Para o coordenador do grupo, Karl Johnson, “são 25 anos de trabalhos sociais, de realizações, de projetos vindos dos voluntários ou dos próprios párocos que passaram pela paróquia. Há muitos projetos pela frente’’, concluiu.
O grupo existe há um ano e meio, e em 2016 foi repleto de ações e atividades, como construções de moradias, cursos, treinamentos para pessoas que moram na comunidade Rio das Pedras, atendimento médico, psicológico e jurídico.
Segundo o coordenador, em 2017 as ações continuarão e serão ampliadas. Uma delas é a implantação de uma unidade de reciclagem de plástico, com máquinas específicas que poderão gerar renda para o centro de pastoral da comunidade.
Dados
Os frades de São Francisco de Paula, da Ordem dos Mínimos, chegaram ao Rio de Janeiro no dia 16 de novembro de 1955. Por orientação do Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara, os frades se instalaram na Barra da Tijuca. Eles construíram a matriz da Paróquia São Francisco de Paula e a inauguraram no dia 24 de abril de 1966.
Em 1991, o vigário paroquial da Matriz de São Francisco, padre Carlos Gómez, sugeriu à comunidade da igreja a invocação de Nossa Senhora da Vitória para a nova matriz, que no momento era construída no condomínio Alfa Barra. Em 25 de novembro de 2001, consagrou-se a recém-inaugurada Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que passou a ser considerada paróquia. Desde a inauguração, a nova matriz constitui referência e polo de evangelização no bairro.
Nossa Senhora da Vitória é celebrada no dia 8 de setembro, data em que se comemora a Natividade de Nossa Senhora.
Fotos: Paróquia Solidária
16/12/2016 - Atualizado em 16/12/2016 15:06