Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Senhora do Rosário 2015

$
0
0

temp_titledestaque_site_senhora_do_rosario_2015_01102015175059

O 11º encontro dos grupos de oração do Terço do Rio de Janeiro será realizado no próximo sábado, 3 de outubro, a partir das 13h, pela primeira vez na Paróquia São José, na Lagoa. O evento conhecido como “Senhora do Rosário”, organizado em parceria com a Rádio Catedral FM 106,7, reunirá membros do clero, integrantes de movimentos marianos e inúmeros devotos.

O pároco, padre Omar Raposo, fará a abertura do evento e concederá a bênção com o Santíssimo Sacramento após a recitação do terço, que será conduzido pelo vigário paroquial padre Alexandre Paciolli.

A cantora Aline Venturi e a Banda Shekinah farão à animação musical do evento que a cada ano vem reunindo um maior número de fiéis desejosos em prestar homenagem a Nossa Senhora. Durante esses anos, o evento já passou pela Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo, e pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro.

A Paróquia São José fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, 2.735, Lagoa. Mais informações pelo telefone (21) 3231-3560.

Nossa Senhora do Rosário

A origem da devoção à Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, mas sua propagação tomou impulso com São Domingos de Gusmão. Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja lhe conferiu o título de “Apóstolo do Santo Rosário”. Existe, inclusive, histórias que afirmam ter Nossa Senhora aparecido a São Domingos segurando o Menino Jesus no colo e oferecendo-lhe o santo Rosário, cuja propagação e divulgação teria tomado impulso por pedido pessoal de Maria Santíssima.

À recitação do Rosário a Igreja atribui os seus maiores triunfos e,  grata, atesta, pela boca dos Sumos Pontífices que “pelo Rosário todos os dias desce uma chuva de bênçãos sobre o povo cristão”(Urbano IV); que é a oração oportuna para honrar a Deus e a Virgem, como para afastar os iminentes perigos do mundo” (Sixto IV); “propagando-se esta devoção, os cristãos entregues à meditação dos mistérios, inflamados por esta oração, começarão a transformar-se em homens novos, as trevas das heresias dissipar-se-ão e difundir-se-á a luz da fé católica” (São Pio V); "desejamos ver sempre mais largamente propagada esta piedosa prática e tornar-se devoção verdadeiramente popular de todos os  lugares, de todos os  dias" (Leão XIII).

Nos mistérios do Rosário, contemplamos todo o Evangelho:

Os Mistérios Gozosos retratam as meditações da anunciação do Anjo a Nossa Senhora, visitação de Maria à Santa Isabel, nascimento triunfante de Jesus, sua apresentação no templo e Jesus, entre os doutores da lei.

Nos Mistérios Dolorosos contemplamos a agonia de Jesus no horto, a flagelação de Jesus, a coroação de espinhos, o calvário, a crucificação e morte de Jesus.

Nos Mistérios Gloriosos se medida a Ressurreição de Jesus, a sua Ascensão aos céus, a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos, a Sua Assunção e gloriosa Coroação. 

E, sob inspiração maternal de Nossa Senhora, no dia 16/10/2002, pela carta apostólica Rosarium Virginis Mariae, o Beato João Paulo II acrescentou ao Rosário os Mistérios Luminosos, que retratam a vida pública de Jesus: batismo no Jordão, o primeiro milagre nas Bodas de Caná, proclamação do Reino, transfiguração e instituição da Eucaristia. Estes mistérios foram inseridos entre os mistérios gozosos e os dolorosos, formando um perfeito complemento da meditação da Bíblia.

A santa devoção atravessou os séculos sempre com o empenho da Santa Igreja de difundi-la. Tem a virtude de nutrir em nós o recolhimento, pondo-nos em contato com os mistérios da nossa fé.

Peçamos a Maria Santíssima a graça de sermos não só fiéis propagadores, mas principalmente perseverantes na prática de sua recitação. Que tenhamos sempre o desejo inflamado de rezá-lo sempre com muito entusiasmo e alegria e a convicção.

Fonte: http://www.paginaoriente.com/titulos/nsros0710.htm

 

01/10/2015 - Atualizado em 01/10/2015 17:52


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452