O quinto dia da Trezena de São Sebastião, 11 de janeiro, teve início com a visita ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Cristo, onde a imagem peregrina do santo mártir foi acolhida por um dos diretores, Marcelo Lemgruber, e pelo chefe de oftalmologia, Almir Sabrosa.
Animada pelo grupo de oração Filhos da Luz, a celebração contou com a presença dos padres Angelo Donizeti Marques e Thiago, da Paróquia Santo Cristo dos Milagres.
“Nossos pacientes recebem um tratamento familiar. Auxiliando a medicina, transmitimos o valor da fé, e a confiar nos médicos e no seu contexto de atendimento. A vinda de Dom Orani vem reforçar cada vez mais esse trabalho que realizamos no nosso Hospital”, explicou o médico Amir Sabrosa, que acompanhou Dom Orani durante a visita na enfermaria para abençoar os pacientes.
Núcleo Marítimo
No núcleo da Polícia Marítima Federal, a imagem peregrina foi acolhida pelo diretor do departamento social, coronel Ajauri Barros, sob a animação dos jovens da Paróquia Cristo Redentor.
"É com alegria que recebemos Dom Orani, acompanhado da imagem de São Sebastião, onde se faz o policiamento das embarcações. Estamos sempre de portas abertas para as bênçãos de Deus", disse o chefe do cerimonial da Capela Sagrado Coração de Jesus, da Policia Marítima Emanuel Porto.
O chefe do cerimonial também recordou do mártir como militar, e o destacou como a proteção firme de todas as missões e trabalhos policiais: “Que São Sebastião nos proteja e nos afaste de todo o mal”.
Ele também deu um testemunho de uma graça recebida: “Escutando a Trezena de 2012 pela rádio, tive fé que ia ser curado de uma trombose, e fui”.
Na sua mensagem, Dom Orani enfatizou o tema da Trezena, e a importância dos valores familiares.
"Junto com o Ano Mariano, proclamamos o Ano da Família na Arquidiocese do Rio. Com isso, fazemos eco às preocupações do Papa com as famílias, tendo como base “Amoris Laetitia”. Sabemos que o segredo de viver em paz, é ter uma família estruturada. Neste ano, pedimos a Deus por todas as famílias. Em meio a tantas controvérsias, esperamos que os pais consigam passar aos filhos os valores humanos e cristãos", disse Dom Orani.
Santa Casa de Misericórdia
Na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, a imagem foi acolhida pelo provedor Francisco Horta, o capelão, padre Levi Alves de Sena, e contou com a presença novo secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos.
“É uma honra e uma festa receber junto com Dom Orani, a imagem peregrina de São Sebastião. Nossa casa é devotada aos pobres. A visita nos enche de fé e nos fortalece com bênçãos para que possamos manter, apesar de muitos esforços, de outros hospitais, um asilo e dois educandários”, disse o provedor.
Depois de Dom Orani visitar as dependências da Santa Casa, abençoando e cumprimentando todos os pacientes, a visita foi concluída com uma benção no memorial do seminarista Guido Schaffer, que foi médico residente na instituição durante cinco anos. O memorial foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 2016.
Fotos: Nathalia Cardoso
11/01/2017 - Atualizado em 11/01/2017 15:37