O primeiro dia da Trezena de São Sebastião neste ano de 2017 também foi marcado pela visita da Imagem Peregrina a diversas paróquias e capelas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Logo após presidir a ‘Missa Rio Celebra’, na Paróquia São Sebastião, na Vila Militar, em Deodoro, o arcebispo da cidade, Cardeal Orani João Tempesta, juntamente com sua comitiva, seguiu para as regiões de Nova Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Campo Grande e Guaratiba neste sábado, 7 de janeiro.
Durante sua peregrinação, Dom Orani fez questão de ressaltar que o tema da Trezena neste ano foi escolhido pela atenção do Papa Francisco às famílias, pelo desejo da Arquidiocese do Rio de estar em unidade com o Sumo Pontífice.
“O tema da Trezena, ‘São Sebastião, protetor das famílias cariocas’, foi escolhido pela preocupação do Papa Francisco e nós estamos sempre em unidade com o Santo Padre. Vimos que ele convocou cardeais, bispos, sacerdotes e leigos para dois Sínodos – um ordinário e outro extraordinário – para falar sobre a importância família. Em 2017, também Ano Mariano em todo o Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro quer nessa unidade com o Sumo Pontífice, refletir, defender e fortalecer as famílias”, afirmou Dom Orani.
Acolhida com grande alegria pelos fiéis da Capela São Sebastião, em Nova Sepetiba, a comitiva com a Imagem Peregrina foi recepcionada pelo pároco, Cônego Geraldo Marques Raimundo. Com o mesmo entusiasmo, os paroquianos da Igreja São Pedro Apóstolo, em Pedra de Guaratiba, juntamente com o Diácono Rafael Viana, receberam o cortejo e o arcebispo do Rio. Cardeal Tempesta reforçou a temática da família nas comunidades e ressaltou o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Família e demais movimentos ligados à promoção e valorização deste grande projeto de amor instituído por Deus.
“Nos dias atuais vemos através dos meios de comunicação muitas guerras, barbáries, violência, dor e sofrimento em todo o mundo, mas também muito próximo de nós, muitas vezes em nossas comunidades. E o grande segredo para mudar essa situação social em que estamos vivendo é a família, são os pais que vivem o Evangelho, são os familiares que sabem se perdoar, são os integrantes do núcleo familiar que buscam a unidade e caminham perseverantes na vivência da fé. A Pastoral Familiar tem muitos trabalhos e os movimentos que atuam com as famílias são fortes instrumentos que levam Deus para o seio familiar e, consequentemente, para o mundo", ressaltou.
Dando continuidade a programação desta oitava edição da Trezena, o cortejo seguiu durante a tarde para as seguintes igrejas: Capela São Sebastião, no Jardim Maravilha, em Guaratiba, onde foi acolhida pelo pároco, Padre Felipe Xavier de Moraes; Igreja São Sebastião, no Cantagalo, também na região de Guaratiba, sob a recepção dos fiéis e do pároco, Padre André Luiz Teixeira de Lima; Capela São Sebastião do Sagrado Coração de Jesus, em Campo Grande, com acolhimento do pároco, Padre Antônio José dos Santos; e Capela São Sebastião, no Mangueiral, também em Campo Grande, sendo recepcionado pelos devotos e pelo pároco, Padre Roberto dos Santos Pereira.
Em todas as visitas, Cardeal Tempesta emocionou fiéis e devotos ao falar sobre o gesto concreto da Arquidiocese de criar dentro da Trezena, que prepara a grande festa de seu Padroeiro, a campanha “Somos solidários como São Sebastião”.
"A Igreja Católica quando trabalha o social não olha e nem está interessada em saber qual é a religião da pessoa que está sendo auxiliada. A Igreja não é centralizadora e não faz distinção das pessoas em função das suas convicções religiosas, pelo contrário, busca auxiliar, promover e dar dignidade a todos. Nesta campanha cada paróquia vai decidir qual será a logística de distribuição desses alimentos dentro da sua região paroquial para contribuir com as famílias mais próximas. O cristão católico sabe partilhar, tem atenção e sabe conviver com o outro, com o irmão, por isso, tem a convicção e a certeza de que somos uma grande família, que todos nós somos filhos de Deus", destacou Dom Orani.
Finalizando o primeiro dia da Trezena neste ano de 2017, o arcebispo do Rio de Janeiro presidiu a Santa Missa na Capela Sant'Ana e São Sebastião, em Guaratiba. Os devotos da igreja que pertence a Paróquia Salvador do Mundo acolheram com grande alegria e entusiasmo a comitiva que trazia a Imagem Peregrina do 'protetor das famílias cariocas'. O pároco, Padre Aparecido José da Silva, definiu o sentimento de todos com a visita da imagem de São Sebastião e Dom Orani João Tempesta.
"Receber a Trezena em nossa comunidade, em nosso bairro, é para nós motivo de grande alegria e comunhão eclesial com nosso bispo e com toda a Igreja da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Todo o povo da Ilha de Guaratiba se alegra e intensifica suas preces ao glorioso São Sebastião para que interceda junto a Jesus, que tanto amou e a vida entregou por Ele, para que possamos também nós alcançarmos o maior dom nessa vida que é a santidade e que possamos dar testemunho da alegria do Evangelho. Agradeço a Dom Orani por trazer a Imagem Peregrina e por celebrar a Eucaristia conosco, o maior dom para nós", disse Padre Aparecido.
Fotos: Gustavo de Oliveira
07/01/2017 - Atualizado em 12/01/2017 15:34