A Coordenação para a Caridade Social do Vicariato Episcopal Norte e a Equipe de Assistentes Sociais da Arquidiocese do Rio de Janeiro, representada pela assistente social Noranei de Souza, promoveram no último sábado, dia 14 de janeiro, na Paróquia São Camilo de Léllis, um encontro para debater formas de criar espaços para o debate de estratégias pastorais, de articulação política na perspectiva de protagonização da pessoa idosa e participação social na conquista e defesa dos direitos da pessoa idosa.
Segundo dados do IBGE, o Brasil conta com 19 milhões de pessoas acima dos 60 anos. O Rio de Janeiro é o Estado com a maior população de idosos, que representam 13% da população. Na lista dos dez bairros brasileiros com maior proporção de idosos, a capital fluminense possui nove: Copacabana, Campo Grande, Tijuca, Bangu, Barra da Tijuca, Realengo e Santa Cruz. Na lista dos dez bairros com maior proporção de idosos do Brasil, o único fora do Estado do Rio é o de Boa Viagem, localizado em Recife, Pernambuco, na oitava posição do ranking. Para terminar, na nona posição está Icaraí, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e, na décima, Irajá.
Com essa iniciativa, o Vicariato Norte assume com a população idosa que mora e circula na Zona Norte o compromisso para que seja garantido o envelhecimento de forma saudável e tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, para isso essas pessoas precisam de atenção especial do poder público para que usufruam do direito à cidade em sua integralidade, e à humanização dos serviços.
O Vicariato Norte promoverá, em data a ser definida, um seminário para debater a realidade da pessoa idosa, em especial na Zona Norte, com o objetivo de criar espaços para o debate da temática e sensibilizar a sociedade para combater todas as formas de discriminações contra a pessoa idosa.
Para o Coordenador para a Caridade Social, Cláudio Santos, o aumento da expectativa de vida e o envelhecer saudável são temáticas que devem ser pautadas e debatidas por toda a sociedade e, em especial, pelo Poder Público:
"É fundamental formular em conjunto com toda a sociedade, novas políticas que fortaleçam a qualidade de vida das pessoas idosas e sejam articuladas intersetorialmente. Precisamos aprofundar a articulação e a parceria entre o poder municipal e a sociedade, para transformarmos a cidade num lugar melhor para seus cidadãos - afirmou."
As ações que futuramente serão desenvolvidas visam contemplar os eixos principais da Política Nacional do Idoso promovendo discussão e debates sobre os direitos da pessoa idosa, utilizando como instrumento o Estatuto do Idoso.
O próximo encontro será no próximo dia 18 de fevereiro, às 16:00 horas, na Paróquia São Camilo de Lellis, na Estrada Velha da Tijuca, 45, Usina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 99188-3388.
Foto: Aline Pereira
18/01/2017 - Atualizado em 18/01/2017 10:09