Em sua saudação aos fiéis de língua alemã, o Papa Francisco lembrou esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, que se está iniciando, no Hemisfério Norte, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
O Pontífice deu as boas-vindas à delegação do Itinerário Europeu Ecumênico e enalteceu sua visita a Roma, definindo-a “um importante sinal ecumênico que expressa a comunhão alcançada graças ao caminho do diálogo nas décadas passadas. O Evangelho de Cristo está no centro de nossa vida e une pessoas que falam línguas diferentes, moram em países diferentes e vivem a fé em comunidades diferentes”.
“Recordo com emoção a oração ecumênica em Lund, na Suécia, no dia 31 de outubro passado. No espírito daquela homenagem comum à Reforma, vemos mais o que nos une do que o nos divide e continuamos juntos o caminho para aprofundar nossa comunhão e dar a ela uma forma cada vez mais visível”.
“Na Europa, esta comum fé em Cristo é como uma linha verde de esperança: pertencemos uns aos outros. Comunhão, reconciliação e unidade são possíveis. Como cristãos, temos a responsabilidade desta mensagem e devemos testemunhá-la com a nossa vida. Que Deus abençoe este desejo de união e vele por todas as pessoas que percorrem o caminho da unidade”.
No Brasil, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se celebra entre Ascensão e Pentecostes.
Foto: AFP
18/01/2017 - Atualizado em 18/01/2017 10:54