A Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará no próximo domingo, dia 29 de janeiro, na Casa Mãe do Santíssimo Sacramento, a abertura das atividades de 2017. A celebração será presidida pelo diácono permanente Vorni Aguiar Monteiro, que assiste o grupo de auto-ajuda da pastoral na Paróquia São Sebastião, em Parada de Lucas, no Vicariato Leopoldina.
Na programação, será apresentado o calendário arquidiocesano de atividades da pastoral e sua nova coordenação que será exercida pelos irmãos José Roberto Silvestre e Cristina de Fátima Carvalho.
Após a celebração de envio dos novos coordenadores haverá um almoço solidário no valor de R$ 20 com cardápio variado e cuja renda será revertida para o custeio das despesas da sede arquidiocesana da pastoral que funciona na Casa Mãe do Santíssimo Sacramento.
Para o vigário adjunto da Caridade Social, Padre Marcos Vinício, o trabalho da Pastoral da Sobriedade tem sido uma atuação especial da Igreja diante de um problema da sociedade:
"É uma resposta concreta da Igreja a um problema social. O nosso desafio se apresenta frente a esse flagelo da droga, que assola direta ou indiretamente quase cem milhões de brasileiros, e que há muito tempo vem escravizando, tirando a dignidade e a consciência de muitos dependentes e desestruturando a vida familiar. Como Igreja não podemos nos omitir e queremos trabalhar de forma articulada com toda sociedade para atuar na prevenção e promoção da vida", disse.
A Casa Mãe do Santíssimo Sacramento fica na Rua Pedro de Calazans, 55, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio.
Conheça a Pastoral da Sobriedade
A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja que evangeliza pela busca da sobriedade como um modo de vida. A pastoral tem como objetivo prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, a partir da vivência dos “12 passos da Pastoral da Sobriedade” ou “Terapia do Amor”, pois trata todo e qualquer tipo de dependência, propõe mudança e valoriza a pessoa humana.
Os 12 passos são vivenciados periódica e clinicamente, traduzindo um Programa de Vida Nova que cumpre a primeira missão da Igreja: a evangelização. Os 12 passos são: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.
A pastoral busca desenvolver ações conjuntas para integrar todas as pastorais, movimentos e comunidades terapêuticas, casas de recuperação para através da pedagogia libertadora de Jesus, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
A identidade da Pastoral da Sobriedade é o grupo de auto-ajuda, espaço de consolidação de seu trabalho. A pastoral capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um agente.
Informações de como implantar a pastoral na paróquia podem ser obtidas através do e-mail sobriedade_rj@yahoo.com.br.
Foto: Divulgação
27/01/2017 - Atualizado em 27/01/2017 17:36