Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Caritas promove curso de gestão comunitária e sustentabilidade ambiental

$
0
0

temp_titleunnamed_01022017110424A dimensão dos problemas ambientais tem se avolumado de forma crescente no contexto urbano metropolitano brasileiro e é cada vez mais notória a complexidade dos processos e a transformação deste cenário urbano não só ameaçado, mas diretamente afetado por riscos e agravos socioambientais. A necessária reflexão sobre as possibilidades de tornar nossas cidades mais sustentáveis mostra o desafio teórico que está colocado em relação à formulação de propostas que contribuam para alcançar objetivos de sustentabilidade nas cidades.

A Caritas Arquidiocesana está com inscrições abertas para a primeira turma deste ano do curso de Gestão Comunitária com ênfase em sustentabilidade ambiental. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas (EBAPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção, Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O curso é promover uma reflexão sobre as práticas sociais num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema e a necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A falta de políticas públicas adequadas e a falta de participação comunitária geram desequilíbrios em setores estratégicos para a garantia da qualidade de vida da população como aumento desmesurado de enchentes, dificuldades na gestão dos resíduos sólidos e interferência crescente do despejo inadequado de resíduos sólidos, impactos cada vez maiores da poluição do ar na saúde da população e contínua degradação dos recursos hídricos.

A proposta do curso vai ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade de 2017 que tem como tema " “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”  e o lema “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). O tema tem como proposta principal enfatizar a diversidade de cada um dos seis biomas brasileiros e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Para Janete Salgueiro, assistente social da Cáritas, é preciso inovar na educação ambiental para que se desenvolva um pensamento crítico voltado para a transformação ambiental.

"O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato de cidadania voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação integral que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que os atuais padrões de consumo são incompatíveis com os recursos naturais disponibilizados pelo planeta" - afirmou.

O curso será realizado no período de 16 de março a 29 de junho de 2017, sempre às quintas-feiras, de 14h às 16h30, na Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e haverá uma seleção prévia para participação no curso e a prioridade aos agentes de pastorais da Arquidiocese e de dioceses do Regional Leste I.

As inscrições estarão abertas até o dia 9 de março, das 9h às 12h e das 13 às 16h30. Informações e inscrições pelos telefones: (21) 2262-8094 - (21) 2531-2063 e (21) 2292-3132 Ramal 289.

Foto: Divulgação

01/02/2017 - Atualizado em 01/02/2017 11:40


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452