Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Cardeal Orani participa de plenária sobre educação católica

$
0
0

temp_titlePlenria_sobre_educao_catlica_09032017160142

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, participou da Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. Membro da Congregação desde 2014, Dom Orani fez apontamentos sobre os principais assuntos abordados: avaliação da possibilidade de reforma da Constituição Apostólica “Sapientia Christiana”, que regulamenta o ensino nas instituições católicas de todo o mundo; proposta de reforma dos estudos eclesiásticos de filosofia e do documento “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, relativo ao ingresso nos seminários; proposta de atualização completa da constituição apostólica “Ex Corde Ecclesiae”, sobre as universidades católicas; entre outros temas.

“A Igreja entende a educação como um processo de formação integral através da assimilação sistemática e crítica da cultura a serviço do pleno desenvolvimento da pessoa, na perspectiva de seu destino transcendente”, explicou Dom Orani. Por isso, segundo ele, as instituições de ensino católicas visam não apenas a formação profissional da pessoa, mas sim, uma formação integral, que incorpora também a fé.

Durante os três dias de trabalhos, foram debatidos, além dos temas principais, assuntos como abordagem da ideologia de gênero na formação escolar e formas de avaliação das escolas e universidades católicas fora da Europa. Naquele continente, a Avepro é a instituição responsável por julgar a qualidade e homogeneidade do ensino nas escolas católicas. Foi apontada a necessidade da criação de órgãos como esse ao redor do mundo para padronizar o ensino nos centros de estudos católicos.

O Papa Francisco recebeu os participantes no dia 9 de fevereiro. Em seu discurso, ressaltou a importância de humanizar a educação: “A escola católica, que tem como missão primária formar o aluno segundo uma visão antropológica integral, mesmo estando aberta a todos e respeitando a identidade de cada um, não pode deixar de propor a sua perspectiva educativa, humana e cristã. Eis, então, que se apresenta um novo desafio, que a globalização e o pluralismo crescentes tornam ainda mais agudo: o do encontro das religiões e das culturas na pesquisa comum da verdade”, afirmou.

O Pontífice explicou que essa humanização inclui, entre outras coisas, o acolhimento à pluralidade cultural, sem perder de vista a própria cultura e identidade. Segundo ele, todas as culturas autênticas estão orientadas para a verdade do homem e para o seu bem.

“Os homens provenientes de culturas diversas podem falar uns com os outros, compreenderem-se além das distâncias espaçotemporais, porque no coração de cada pessoa habitam as mesmas grandes aspirações ao bem, à justiça, à verdade, à vida e ao amor”, pontuou Francisco.

Educação católica no mundo

Durante a assembleia, o secretário geral da Congregação, o arcebispo Ângelo Vincenzo Zani, apresentou uma estatística sobre as escolas católicas no mundo. A comparação foi feita entre os anuários de estatística eclesial de 2011 e de 2014.

Segundo a pesquisa, nesses três anos, as escolas católicas aumentaram em 6.532 unidades, totalizando 216.202 escolas católicas no mundo. O aumento mais consistente pode ser observado na África, com 7.844 escolas a mais. Já na América, foi registrada uma queda de 2.547 escolas (na América do Norte foram fechadas 645 e nas Américas Central e do Sul, 1.902). Na Europa, houve o fechamento de 114 escolas.

No que diz respeito aos estudantes, o número total foi de 57.612.936 para 60.321.418, um aumento de 2.708.482 alunos em três anos. O aumento mais significativo se verificou na África, com o acréscimo de 2.248.538 estudantes. A única diminuição foi registrada na Ásia, que atualmente tem 113.106 estudantes a menos.

Revisões e reformas

O prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Giuseppe Versaldi, apresentou as diversas propostas a serem ponderadas. Foi proposta a criação de um fórum permanente para debate de questões relacionadas à educação. Além disso, foi sugerida a criação de um grupo de juristas especializados em educação ligados à Congregação para que possam estar sempre atentos às mudanças e atualizar as normas relativas à educação católica. Outra ideia exposta foi a de realizar, em 2018, um congresso continental para debate de temas relacionados à educação católica do mundo.

Congresso continental

Segundo Dom Orani, “a proposta de um congresso continental sobre educação católica será um meio de levar as atividades que já são realizadas nesse campo ao conhecimento de todos para que possam ser compartilhadas ou reproduzidas”.

Caso a proposta do congresso seja aceita, a Fundação Gravissimum Educations poderá oferecer local e subsídios. A fundação surgiu a partir do documento homônimo, declaração sobre alguns princípios fundamentais da educação cristã nas escolas, publicado pelo Concílio Vaticano II.

‘Sapientia Christiana’

Dentre as indicações para alterações no documento, estão: a proposta de manutenção de uma instância regulamentadora das instituições católicas no mundo todo; de um número mínimo de professores presbíteros; e a mediação da Congregação para a conferência de títulos de doutor honoris causa. “Uma instituição pode desejar conferir o título de doutor honoris causa a uma pessoa, mas num mundo globalizado, ela precisa ouvir a comunidade acadêmica e eclesial em âmbito internacional. Por isso é importante a análise da Congregação, que possui visão universal”, explicou Dom Orani.

Segundo o Papa, é útil avaliar a oportunidade de uma reforma de sua constituição, uma vez que é datada de 1979, 38 anos atrás. “Ela constitui a carta magna das faculdades eclesiásticas e serve de base para formular os critérios de avaliação da qualidade destas instituições, avaliação exigida pelo ‘Processo de Bolonha’, do qual a Santa Sé se tornou membro desde 2003”, explicou o Santo Padre em seu discurso.

Fórum permanente

O Fórum de Organização Internacional, composto por diversas instituições ligadas à educação católica no mundo, seria, de acordo com Dom Orani, “um lugar de troca, comparação e colaboração”.

Pastoral Universitária

Dom Orani contou, ainda, que foi citada a urgência da necessidade de renovação da Pastoral Universitária para se adequar ao modelo educacional atual. A crise pela qual a pastoral passa inclui, entre outras coisas, uma crise de identidade.

“No mundo universitário, a pastoral é aquela que oferece a oportunidade de coordenar o estudo acadêmico e a atividade para-acadêmica com o princípio religioso e moral, integrando, assim, a vida com a fé. Por isso é importante que seja feita uma atualização do modelo de atuação”, pontuou.

Congregação

A Congregação para a Educação Católica é constituída de 34 membros, dos quais 30 são cardeais e quatro, arcebispos. Além deles, há 27 consultores.

De acordo com a Congregação, existem no mundo mais de 1.300 instituições católicas de ensino superior, entre universidades, faculdades e institutos eclesiásticos.

Foto: Rádio Vaticano

03/03/2017 - Atualizado em 09/03/2017 16:08


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452