O escritor carioca e editor do blog 'O Catequista', Alexandre Varela, foi credenciado na Sala de Imprensa do Vaticano. O comunicado foi enviado pela Santa Sé nesta quinta-feira, 23 de março, e, com isso, o catequista de jovens e adultos da Arquidiocese do Rio de Janeiro torna-se o primeiro comunicador a ser credenciado pelo Vaticano residindo fora de Roma.
"Fiquei muito surpreso ao receber a ligação da Sala de Imprensa do Vaticano. Eles conheciam todos os nossos textos e destacaram aqueles em que esclarecemos as confusões que a imprensa faz com as declarações do Papa. É um grande reconhecimento do nosso trabalho e um valiosíssimo reforço na nossa missão de apresentar uma nova catequese para que todos conheçam a beleza da nossa Santa Igreja. Só podemos agradecer e louvar ao Senhor por olhar para um trabalho tão pequeno e levá-lo tão longe", afirmou Alexandre.
Alexandre Varela é editor do blog 'O Catequista' junto com sua esposa Viviane Varela, autor do livro "As Grandes Mentiras sobre a Igreja Católica", publicado pela editora Planeta, e comentarista do programa "Em dia com a Notícia" da Rádio Catedral FM, emissora oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ele tem formação em matemática pela UERJ, MBA em Gestão Empresarial e Pós-Graduação em Gestão Avançada de Projetos pela FGV. Atua como Gerente de Projetos, certificado pelo Project Management Institute. Já atuou como secretário arquidiocesano de pastoral, coordenador da Pastoral da Juventude e coordenador da Pastoral Universitária na UERJ. Em 2013, foi coordenador do Centro de Imprensa da JMJ. É membro do Movimento Católico Comunhão e Libertação, catequista de Crisma e pai de quatro filhos.
Em entrevista exclusiva ao Sistema de Comunicação da Arquidiocese do Rio, Alexandre Varela contou mais detalhes sobre credenciamento realizado pela Sala de Imprensa do Vaticano.
Como você recebeu a notícia que foi credenciado na Sala de Imprensa do Vaticano?
Recebemos uma ligação da Sala de Imprensa e foi algo fantástico. Eles conheciam de fato o nosso trabalho e estavam dispostos a nos conceder um credenciamento mesmo não residindo em Roma. Foi mesmo uma grande surpresa. Jamais achei que pudessem se interessar pelo nosso trabalho!
O que significa para você ser o primeiro comunicador credenciado pelo Vaticano residindo fora de Roma?
É uma grande graça do Senhor! Foi um reconhecimento de que estamos realmente no caminho certo e ajudando de alguma maneira na construção do Reino de Deus. Do ponto de vista prático, teremos acesso a mais informações que serão muito importantes para levar nossa missão ainda mais longe.
Quais são os benefícios de ser credenciado na Sala de Imprensa do Vaticano?
A partir de agora teremos acesso a informações mais detalhadas e com alguma antecedência. Será possível, por exemplo, fazer análises mais completas dos documentos do Papa assim que eles saírem. Antes, não tínhamos chance de fazer isso porque a imprensa secular sempre estava na nossa frente com interpretações normalmente equivocadas sobre o tema. Agora, isso acabou. Estamos em pé de igualdade!
Quando você criou o blog 'O Catequista' pensava que ele lhe daria esse status do Vaticano?
Nunca mesmo! O blog surgiu pra atender as dúvidas de uma turma com 30 crismandos. Hoje temos meio milhão de seguidores e somos reconhecidos pela Santa Sé. Só pode ser obra de Deus! Nenhum planejamento poderia ter nos levado a isso.
E a partir de agora... Qual será a sua missão? Quais são os seus objetivos?
Nossa missão permanece a mesma. Catequizar principalmente os católicos e aqueles que chegam na Igreja através das mídias que estiverem ao nosso alcance, principalmente a internet. E sempre com a linguagem que nos caracterizou e nos rendeu o apelido de "Catequese de boteco". Queremos continuar sendo uma nova catequese pra mostrar a Igreja de sempre e fazer com que nosso povo católico abra o olho para a imensa beleza da nossa fé!
Sobre nossos objetivos, deixo isso pra Deus. Tem um amigo muito querido, Padre Lício, que sempre fala: "O homem propõe e Deus dispõe"é isso. Vou continuar propondo tudo o que estiver ao meu alcance e que Deus nos abençoe e nos permita fazer somente o que for da sua vontade!
23/03/2017 - Atualizado em 23/03/2017 19:33