A Diocese de Petrópolis, recebeu no dia 21 de abril, 576 seminaristas para o a primeira edição do Encontro Regional de Seminaristas do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro teve inicio na Catedral São Pedro de Alcântara, quando seminaristas foram recepcionados e seguiram em caminhada pelo centro histórico até a quadra da Escola Nossa Senhora do Amparo.
Ao longo do percurso, o bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão falou sobre a história da cidade, destacando as construções localizadas na Avenida Koeler, como a Casa da Princesa Isabel, a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal e o Museu Imperial.
Ao retornarem para a Catedral, os seminaristas conheceram um pouco da história de sua construção, que contou com a colaboração financeira da Princesa Isabel, mesmo quando estava no exílio, após a proclamação da República.
Presença dos bispos
O Encontro Regional dos Seminaristas contou com a presença de sacerdotes das dez dioceses do Regional Leste 1 e também de diversos bispos, entre eles, Cardeal Orani João Tempesta (Rio de Janeiro), Dom José Francisco Rezende Dias (Niterói), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (Campos), Dom Nelson Francelino Ferreira (Valença), Dom Tarcísio Nascentes dos Santos (Duque de Caxias), Dom Fernando Arêas Rifan (Administração Apostólica São João Maria Vianney), Dom Roque Costa Souza (auxiliar do Arquidiocese do Rio) e o Dom Paulo Celso Demartini (abade cisterciense, diretor espiritual espiritual do Seminário Redemptoris Mater do Rio de Janeiro).
Unidade
Ao presidir missa na Catedral São Pedro de Alcântara, o arcebispo do Rio e presidente do Regional Leste 1, Cardeal Dom Orani Tempesta, destacou que o encontro como uma forma de promover a unidade entre os seminaristas. Também, uma resposta a todo movimento negativo que prega a falta de vocações na Igreja.
“É uma tradição que já existe na Província de Niterói e este ano se estende a todo Regional. Nós, bispos do Leste 1 achamos interessante que os seminaristas tivessem um dia de encontro para se conhecerem, confraternizarem e rezarem juntos. Escolhemos Petrópolis por ser um local importante para história do Brasil. Começamos com a celebração eucarística e depois um momento de lazer na Fazenda das Arcas, em Itaipava. Com este encontro os seminaristas tem a oportunidade de conhecer as diversas realidades e ver que Deus continua chamando jovens para o sacerdócio”, afirmou o Dom Orani.
Experiência de unidade
O reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis, Padre Luiz Henrique destacou o apoio que recebeu dos leigos de diversas paróquias para montar a estrutura para receber os seminaristas.
“Essa é uma experiência de unidade. É importante viver esta integração, ter esta troca de experiência. É uma graça muito grande estarmos reunidos e para mim, que estou à frente do seminário à tão pouco tempo, é um grande desafio, mas, é uma alegria poder contar com tantas pessoas da diocese para atender os seminaristas”, contou.
Realidades diversas
O seminarista Mateus Nogueira, da Diocese de Campos, acredita que o encontro, por ser o primeiro reunindo todos os seminaristas do Regional, foi uma excelente oportunidade para conhecer outras realidades, troca de experiências e para promover a unidade e comunhão quando forem ordenados
“Toda vez que a gente vê uma reunião de seminaristas comparamos as realidades e entendemos a realidade de cada seminário. O objetivo principal do encontro é promover a unidade da Igreja, que começa desde o seminário”, comentou.
Fotos: Pascom da Diocese de Petrópolis
27/04/2017 - Atualizado em 27/04/2017 17:09