
A Comissão Arquidiocesana de Música Sacra promoverá a 56ª edição do Curso de Canto Pastoral, que será realizada na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, entre os dias 17 e 21 de julho, das 8h às 17h30.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no Vicariato para a Caridade Social, no Edifício João Paulo II, na Glória. A taxa de matrícula custa R$ 95, na qual está incluso o material didático a ser utilizado durante o curso, composto por uma apostila, um CD e o livro “Canto Litúrgico: forma musical, análise e composição” de José Weber, SVD.
O curso é voltado para equipes de música, grupos de canto, organistas e todos que participam da escolha dos cânticos para as celebrações, uma vez que o encontro busca aprofundar a experiência litúrgica musical. Além disso, os interessados podem levar violões e instrumentos de percussão.
De acordo com o coordenador arquidiocesano de Música Sacra, cônego Manuel de Oliveira Manangão, o curso tem três principais finalidades: “renovar o repertório para a celebração litúrgica; fazer com que os participantes experimentem, ao ensaiar, as dificuldades e a harmonia da realidade musical e incentivá-los a caminhar na formação profissional”, afirmou.
Segundo o cônego Manangão, o curso é realizado desde o início dos anos 1960, sendo considerada a atividade de maior duração nesse nível no Brasil. O coordenador também destacou a necessidade de estudo por parte dos músicos. “Costuma-se dizer que os músicos da Igreja possuem pouca formação. Por isso, buscamos, a cada evento, oferecer palestras e formações que possam contribuir para o engrandecimento da música sacra”, completou.
03/07/2017 - Atualizado em 03/07/2017 15:51