Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Dedicação do altar da Paróquia Nossa Senhora da Esperança

$
0
0

temp_titleNossa_Senhora_da_Esperana_4_24072017180238

O arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a missa com o rito de dedicação do altar da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo, no dia 8 de julho. O dia marcou também a comemoração dos 52 anos de fundação da paróquia.

Embora o templo tenha passado pelo rito de dedicação, o altar não havia sido dedicado. Desta vez, ele foi todo reformado, assim como o restante da matriz, e foi dedicado por Dom Orani. Agora o altar possui em seu interior a relíquia de São Paulo da Cruz. O Código de Direito Canônico determina que haja uma relíquia de um santo para que o rito seja realizado.

“Toda a teologia que inspirou a obra do interior da igreja é voltada para o mistério da Paixão de Cristo, que era o grande exponencial de São Paulo da Cruz. A conversão dele nasce dessa contemplação da Paixão. Por esse motivo, foi a relíquia colocada no altar. Mas foi pura Providência Divina porque estávamos procurando uma e foi essa que recebemos de presente”, explicou o padre Márcio Queiroz, pároco há três anos.

Segundo ele, a paróquia já teve outras reformas, mas dessa vez o altar foi demolido e reconstruído. O restante do templo também passou por reformas, exceto a fachada, que será restaurada em breve.

“Quando se pensou fazer a reforma da nossa igreja paroquial, uma única coisa que se tinha em mente era favorecer o encontro com Deus através de Nossa Senhora, a padroeira, em um espaço acolhedor e aconchegante, reflexo da identidade da comunidade. O primeiro passo foi rezar para que, a partir do mistério da Cruz, toda a reforma nos levasse a celebrar a salvação e a ressurreição que dali derivam”, contou padre Márcio.

Convite a amar

A igreja tem a cruz ao centro, no alto, atrás do altar. À esquerda, se encontra o sacrário, onde estão depositadas as reservas eucarísticas, e à direita, a imagem de Nossa Senhora da Esperança.

“Vejam que esse olhar do alto para baixo nos faz partir de Deus e chegar a nós, batizados e batizadas. Mas, se fazemos o caminho contrário, encontramos juntamente tudo o que necessitamos para viver nossa condição de filhos de Deus. Uma vez batizados, temos a Eucaristia que nos nutre, a Palavra que nos instrui, o altar, no qual celebramos o memorial da Páscoa, a cruz, que nos recorda o amor de Deus e que nos convida a amar”, pontuou o sacerdote.

São Paulo da Cruz

São Paulo da Cruz foi um profundo devoto da Sagrada Paixão. Nascido na Itália, ele foi o fundador da Congregação dos Padres Passionistas, que tem a finalidade de firmar nos corações dos fiéis um grande amor à Paixão e morte de Jesus, através das missões populares.

Dedicação do altar

Quando a construção de uma igreja ou altar chega ao fim, a celebração que marca o início das atividades tem o nome de ‘dedicação’, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. O termo normalmente mais usado é ‘dedicação’.

Normalmente, é o bispo quem dedica a nova igreja ou altar. O rito se dá com a aspersão de água benta, as unções do altar ou das paredes no edifício, a incensação, a colocação da relíquia, a iluminação e o Rito da Palavra e da Eucaristia.

temp_titleNossa_Senhora_da_Esperana_1_24072017180235

temp_titleNossa_Senhora_da_Esperana_2_24072017180236

temp_titleNossa_Senhora_da_Esperana_3_24072017180237

Fotos: Gustavo Kelly

24/07/2017 - Atualizado em 24/07/2017 18:09


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452