Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Rodrigo Carneiro é ordenado diácono

$
0
0

temp_titleRodrigo_Carneiro__ordenado_dicono_1_08092017142455

Rodrigo Silva Carneiro recebeu o primeiro grau do Sacramento da Ordem, no dia 3 de setembro, em sua paróquia de origem, São Brás, em Madureira, através das mãos do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Ele era apenas mais um jovem atuante na paróquia até perceber, através da leitura dos versículos de 1 a 9 do Capítulo 42 de Isaías, que, entre outras coisas, diz: “Eu sou o Senhor Javé; te chamei para o serviço da justiça, tomei-te pela mão e te modelei” – que Deus o estava chamando para servir à Igreja mais intensamente.

O lema de ordenação que Rodrigo escolheu foi “Senhor tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (Jo 21, 17). Aos 32 anos, ele, filho de Marli Silva Carneiro e Clodomiro Francisco Carneiro Filho, contou que tem muita força de vontade e alegria para o serviço, e conta com a graça de Deus para continuar na caminhada.

Segundo ele, foram três anos discernindo a leitura de Isaías até chegar à conclusão de que deveria ser padre. Na paróquia em que atuava, foi catequista de Crisma e participou dos grupos jovem, de teatro e de oração. Há sete anos entrou para o seminário.

Seminário

Rodrigo contou que a experiência no seminário foi, ao mesmo tempo, desafiadora e edificante. Segundo ele, morar com várias pessoas diferentes, que pensam diferente, e ser sincero consigo mesmo é desafiador, assim como o autoconhecimento que o seminário proporciona.

“Lutar para mudar e ser melhor é difícil, mas vale a pena e forma para a vida. Sou um homem diferente após esta experiência. Não somente pelo sacramento recebido, mas pela experiência diária com os irmãos e com Deus, sobretudo”, contou.

Durante o tempo que passou no seminário, também exerceu a atividade de cerimoniário de Dom Orani e participou do programa “Convocação”, da Rádio Catedral FM.

Missão

Para ele, ser padre é ser feliz. “O padre é aquele que oferece tudo pelos outros e nunca está vazio, pois tem ‘O Tudo’ ao seu lado, o sustentando”, afirmou.

O diaconato, para ele, representa serviço. “E o melhor: sem me preocupar se o pagamento vai atrasar no fim do mês. Posso servir com alegria, sem esperar nada em troca, pois já tenho ‘O Tudo’”, pontuou.

Alguns sacerdotes foram importantes para sua caminhada de discernimento e formação. Dentre eles, estão o padre Nivaldo Alves, o maior motivador de sua vocação, o padre Jorge Carreira e o padre Maurício Mesquita, que o acompanharam ao longo desses sete anos de seminário.

Apoio

Rodrigo contou que a descoberta de sua vocação e sua caminhada de fé foram motivos de aproximação de sua família com a Igreja. Ele foi, inclusive, padrinho de Crisma de sua mãe.

Quando contou que seria padre, seu pai ficou surpreso. A mãe já desconfiava. Mas todos deram o suporte necessário. “Eles tiveram medo, mas confiaram em Deus”, contou.

Se pudesse dar um recado para as pessoas hoje, ele diria para não terem medo de fazer uma experiência a fim de descobrir o que Deus quer de suas vidas. E aos pais dos jovens, ele pede que não tenham medo de entregar seus filhos a Deus, se essa for a vontade d’Ele. “Esta será a felicidade deles. E que pai não quer ver seus filhos felizes?”, questionou.

temp_titleRodrigo_Carneiro__ordenado_dicono_2_08092017142457

temp_titleRodrigo_Carneiro__ordenado_dicono_3_08092017142459

Fotos: Thatiana Lopes

08/09/2017 - Atualizado em 08/09/2017 14:29


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452