Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

São Sebastião vai ao encontro dos que sofremNotícia - São Sebastião vai ao encontro dos que sofrem

$
0
0

A peregrinação da imagem de São Sebastião nesta sexta-feira, 8 de janeiro, foi marcada pelo encontro com os que sofrem, assim como foi proposto pelo Papa Francisco para a vivência deste Ano Santo da Misericórdia. Hospitais e as unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador, estão sendo contemplados com a presença do padroeiro da cidade e do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, junto à Comitiva de São Sebastião.

As visitas começaram pela manhã, no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), onde o padre Vicente Silva, capelão adjunto do hospital, acolheu a comitiva e a imagem. Durante a visita, o diretor geral, Francisco Xavier Dourado, ressaltou que apesar de muitas pessoas no local não serem católicas, a presença do cardeal e do santo padroeiro, foram fonte de conforto neste Ano da Misericórdia.

Dom Orani fez a Celebração da Palavra na capela e seguiu para a Unidade Intermediária de recém nascidos, onde conversou com algumas mães. Também foi à enfermaria da Pediatria e à UTI pediátrica.

“É a misericórdia que nos faz olhar para todos os doentes com o olhar de Jesus. Peçamos a intercessão de São Sebastião por todos os nossos doentes e pela saúde em nossa cidade”, clamou o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, padre Paulo Celso, capelão do Hospital Quinta D'Or, que esteve presente na visita ao HFB.

Instituto de Pediatria

No Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ, a imagem foi recebida pelo diretor geral, Edmilson Migowisk. Houve uma oração no salão principal e logo em seguida cardeal Orani visitou a enfermaria.

Eliane Gomes, coordenadora da Pastoral da Saúde no Vicariato Leopoldina, estava presente no local e ressaltou a importância da presença dos sacerdotes lá.

“É muito necessária essa visita porque tanto os profissionais quanto as mães se sentem muito acolhidos. Nós da pastoral fazemos visitas aos hospitais, mas quando chega um padre, é melhor ainda porque também precisamos da presença deles. E eles vêm sempre que podem, celebram missas... A Igreja está presente aqui e isso tem sido ótimo”, frisou ela.

Hospital Universitário

A diretora geral substituta do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Miriam Vieira Maia, foi quem recebeu a imagem peregrina, juntamente com a assistente social Maria da Conceição e o diretor da divisão de engenharia do hospital, Jairo Vilas Boas. O diretor geral, Eduardo Jorge Bastos Côrtes, também esteve presente na celebração. Ele colocou em evidência a situação da saúde na cidade do Rio que, segundo ele, tem estado difícil devido à crise econômica em que o país se encontra. Falou ainda que o hospital tem capacidade para aumentar o número de leitos e que espera que em breve isso possa acontecer.

"Alguns grupos de funcionários estão se reunindo no hospital para rezarem pela triste situação econômica atual e sabemos que a fé é muito importante neste momento", afirmou.

HFAG

Quando chegaram ao Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), São Sebastião e a comitiva foram recebidos pelo médico major Marcelo Sávio da Silva Martins, chefe da cirurgia cardíaca, que representou o diretor, Brigadeiro-Médico Walter Kischinhevsky, que não pôde estar presente.

Na celebração, estiveram presentes o capelão, padre Ronaldo Eustáquio dos Santos, pertencente à Arquidiocese Militar e o Vigário Episcopal do Vicariato Leopoldina, padre Alex Siqueira.

“Para o hospital é muito importante a presença do cardeal para que ele seja um instrumento junto a Deus e traga a bênção, não só para o corpo clínico do hospital como também, e principalmente, para os pacientes. E também é bom para que possamos estar abençoados em nossa tarefa e atividades médicas do dia a dia”, pontuou o major.

Foto: Gustavo de Oliveira


08/01/2016 - Atualizado em 08/01/2016 17:25


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452