Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Trezena de São Sebastião: “É necessário que a Igreja, bem como cada cristão, recomece a anunciar a misericórdia de Deus”Notícia - Trezena de São Sebastião: “É necessário que a Igreja, bem como cada cristão, recomece a anunciar a misericórdia de Deus”

$
0
0

A tarde do quarto dia da trezena - 10 de janeiro -, teve início com a visita da imagem peregrina à Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, em Engenho de Dentro, onde foi realizado um momento de oração. 

O pároco, padre João Vicente de Pádua, afirmou que esse é um momento importante para a comunidade que busca seguir o exemplo do padroeiro. 

"Tradicionalmente recebemos a imagem e a comunidade se mobiliza, de modo especial, para esta data. Temos São Sebastião como padroeiro e buscamos, neste dia, divulgar também o seguimento de coragem e firmeza do santo. É um momento marcante para a nossa comunidade", sublinhou. 

Logo depois, o comboio seguiu em direção à Cruzada de São Sebastião, no Leblon, criada há 60 anos por Dom Hélder Câmara, nas proximidades da Paróquia Santos Anjos. Após a celebração, junto ao pároco, padre Célio Calixto, e demais seminaristas, Dom Orani visitou um enfermo. 

Ricardo da Glória teve um AVC há quatro anos, o que o deixou impossibilitado de andar. Mesmo assim, o professor de inglês não deixou de ter esperança no Senhor. Se um paroquiano, por motivo de doença, não pode ir até a Igreja, a Igreja vai até ele.

"A visita do cardeal é uma oportunidade de renovar as minhas forças e esperança. Eu acredito em Deus, mas a presença da Igreja mostra que não estou sozinho", afirmou Ricardo.

A imagem peregrina também visitou as capelas da Anunciação, no morro Pavão-Pavãozinho, e Nossa Senhora de Fátima, no Cantagalo.

O Cardeal Orani fez um questionamento aos fieis quanto à escuta verdadeira da voz misericordiosa de Deus.

"No Evangelho de hoje, somos chamados a nos perguntarmos se, de fato, escutamos a voz do Senhor. O encontro com Jesus nos faz andar por outros caminhos, a exemplo dos reis magos que, após encontrarem o Menino envolto em faixas, seguiram em outra direção. Quantos homens e mulheres que andavam por estradas erradas ouviram a voz misericordiosa de Deus e tornaram-se santos", questionou.

O quarto dia da trezena terminou na Praia do Arpoador, com o encerramento do encontro de jovens "Pôr do Sol com São Sebastião", organizado pela juventude da Paróquia Ressurreição, em Copacabana.

O evento atraiu centenas de banhistas que admiravam a beleza da Igreja viva e jovem. Na ocasião, o grupo de teatro da paróquia apresentou o Auto de São Sebastião, que relembrou o ato de coragem do mártir que renunciou a tudo para permanecer fiel a Cristo. 

Após a encenação, Dom Orani presidiu uma celebração na qual ele ressaltou a importância da devoção. Ele ainda acrescentou que a tradição da fé católica precisa ser repassada, de maneira que a Igreja não perca a identidade. 

"O Rio de Janeiro acorda para um novo ano com a tradicional trezena de São Sebastião. Temos que marcar a nossa cidade com o padroeiro, o exemplo dele deve ser um sinal. A trezena percorre diversos locais, até mesmo não religiosos, para suscitar a própria identidade. Perdemos a transmissão da fé e ela acaba não sendo repassada aos mais novos. É necessário que a Igreja, bem como cada cristão, recomece a anunciar a misericórdia de Deus", finalizou.

Colaboração: Raphael Freire

Foto: Gustavo de Oliveira

 

10/01/2016 - Atualizado em 11/01/2016 10:08


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452