
Na manhã deste dia 12 de janeiro, a imagem peregrina de São Sebastião e a comitiva, liderada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, visitou a policlínica naval Nossa Senhora da Glória, na Tijuca, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Centro, e a Rádio Globo, na Glória.
Em visita à policlínica Nossa Senhora da Glória, Dom Orani ressaltou que a missão de cuidar da vida e da saúde é uma responsabilidade e requer misericórdia. O comandante Marcelo Alves da Silva, diretor da instituição, foi quem recebeu a imagem e o cardeal, juntamente com o capelão da aeronáutica, monsenhor José Anchieta Costa Carvalho, pároco da Igreja Senhor Bom Jesus do Calvário da Via Sacra, da Ordem Terceira, adjacente ao hospital.
Padre Paulo Celso Dias do Nascimento, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, padre Jorge Lutz, pároco da Nossa Senhora da Guia, no Lins de Vasconcelos e padre Cláudio dos Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte, acompanharam a comitiva. Juntos, o cardeal e os integrantes foram levar a imagem do santo mártir ao Centro de Atendimento da Terceira Idade (Cati) e ao Centro de Avaliação e Atendimento ao Paciente Especial (Caape).
O diretor, comandante Marcelo, agradeceu e disse estar muito satisfeito por receber a visita do cardeal e da imagem peregrina. “Nossos pacientes que têm algum tipo de aflição, ficam mais confortáveis. Dá pra ver pela própria visita como o povo ama São Sebastião e ama Dom Orani”, destacou.
Maria de Nazaré Leite da Costa, moradora do bairro, foi ao local para participar da Trezena e receber a bênção de Dom Orani. Ela contou que devido ao seu pai, já falecido, ter tido o nome de Sebastião, acabou criando um “apego” com o santo. Segundo ela, o padroeiro já lhe concedeu muitas graças, entre elas, nove filhos, mesmo depois de saber que era estéril.
“Este ano meu genro, de 36 anos, descobriu que está com câncer. Minha filha está sofrendo muito. Portanto vim pedir a São Sebastião a graça da cura. Vamos ver se consigo mais essa. Ele já me concedeu tantas... Quando eu casei não podia ter filhos, mas tive nove: sete homens e duas mulheres”, contou.
INCA
No INCA, a comitiva foi recebida pelo diretor geral, médico Luis Fernando Bouzas e pelo padre voluntário do hospital, Luis Roberto Gomes Martins, psicólogo e capelão da Irmandade São Crispim e São Crispiniano.
Foram visitados os setores de oncologia, cirurgia e pediatria. O diretor ressaltou a importância dessa visita nesse início de ano, num momento de renovação, tanto das esperanças quanto da fé.
“Nós lidamos com uma área muito importante da medicina. Os pacientes passam por momentos muito críticos e de bastante sofrimento. Portanto a presença do cardeal e da imagem é mais uma fonte de renovação da esperança e da fé. A vinda deles é um alento para esses pacientes e vai conceder ainda mais força e energia para que eles vençam a doença”, afirmou.
Para o padre Luis Roberto, que faz a assistência religiosa, é importante transmitir uma mensagem positiva, a mensagem de Jesus, àqueles que ali se encontram, que estão sofrendo.
“Essas pessoas estão muito sofridas, decepcionadas e traumatizadas com essa doença porque ela tem o costume de aparecer de surpresa. E a aceitação, nesses momentos, é difícil porque não é uma coisa agradável. Ao estarmos num hospital em que principalmente o nome assusta, ‘hospital do câncer’, nós voluntários tentamos levar a esperança e o amor a essas pessoas”, disse.
Rádio Globo
Em seguida, a comitiva seguiu para os estúdios da Rádio Globo, na Glória. A imagem foi recebida pelo apresentador Mauricio Menezes.
Dom Orani concedeu uma entrevista ao apresentador Roberto Canázio, do programa Manhã da Globo, sobre as propostas para o Ano Jubilar da Misericórdia e incentivou a todos a serem solidários e fraternos.
“A misericórdia é dizer que Deus ama indistintamente a todos. Quem aceita esse amor começa a mudar de vida. A luz entra e ilumina a escuridão. São Sebastião em sua imagem peregrina passa anunciando isso como ele o fez também em vida. Acreditamos que quando pessoas que acreditam em Deus fazem com que outras pessoas, mesmo que não acreditem, se sintam amadas, os relacionamentos entre os seres humanos pode mudar”, incentivou o cardeal. Depois disso, ele concedeu a bênção aos funcionários e à rádio, que todos os anos recebem a imagem do santo padroeiro durante a Trezena de São Sebastião.
Foto: Gustavo de Oliveira
12/01/2016 - Atualizado em 12/01/2016 13:48