Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

São Sebastião vai à CracolândiaNotícia - São Sebastião vai à Cracolândia

$
0
0

Situada em Benfica, uma Cracolândia foi o terceiro local por onde a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, passou com a comitiva na manhã deste sétimo dia de Trezena, 13 de janeiro. Os outros dois locais visitados foram o Hospital Central do Exército (HCE), no mesmo bairro, e a Cidade da Polícia, no Jacarezinho.

Na Cracolândia, local que concentra pessoas em situação de rua expostas à dependência química, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, rezou o Ângelus, que foi transmitido pela Rádio Catedral FM 106,7. Em seguida, distribuiu quentinhas aos presentes.

Acompanharam a visita os padres Giusepe Piero, da Comunidade Charles Foucauld, que realiza um trabalho de assistência no local; Jorge Lutz, pároco da Nossa Senhora da Guia, no Lins; e o reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.

As irmãs da Comunidade Sementes do Verbo permaneceram com a comitiva durante toda a manhã. As Missionárias da Caridade, a Comunidade Charles Foucauld e a Comunidade Pequena Nuvem também estiveram na Cracolândia durante a visita da comitiva, e ajudaram a distribuir o almoço aos que lá se encontravam.

“Sempre que vimos aqui, fazemos propostas para que as pessoas saiam daqui e vão para nossas casas de acolhida. Temos uma na Maré e hoje estamos levando um irmão conosco para lá. Ele aceitou o convite para sair daqui e tratar a dependência química. Nosso trabalho é esse: ser presença de Deus junto a esses irmãos e encaminhar aqueles que querem sair daqui, tanto homens quanto mulheres”, contou o diácono Edílson Ezequiel, da Comunidade Pequena Nuvem.

Cidade da Polícia

A Cidade da Polícia, inaugurada em 2013, abriga 13 delegacias especializadas e possui uma prefeitura. Segundo o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, o local recebe todos os dias muitas pessoas que vão em busca de ajuda para resolver quaisquer conflitos ou problemas judiciais que tenham e a visita foi importante para abençoar o trabalho que realizam. Ao chegar no local, a imagem peregrina foi recebida por Veloso. Durante a oração que realizou, Dom Orani pediu por todos os departamentos, que terão ainda mais responsabilidade durante este ano devido às Olimpíadas.

“Que o Senhor nunca os deixe desanimar e deixar de lutar pela paz e justiça em nossa cidade”, exortou o arcebispo.

Para Veloso, receber pela primeira vez a visita do cardeal e do santo padroeiro foi uma graça enorme.

“Aqui trabalham policiais de quase todas as unidades especializadas, tem um centro de treinamento, os homens da inteligência da polícia. Ou seja, tem um universo muito grande. Muitas decisões são tomadas aqui. Não tenho palavras para explicar a alegria que é receber São Sebastião aqui e como vai ajudar nosso trabalho a partir de hoje! É uma graça tanto para os que trabalham aqui, quanto para os que vêm aqui em defesa de seus direitos”, afirmou.

HCE

Em visita ao HCE, a imagem peregrina foi recebida pelo Tenente Coronel Railton Thomas do Nascimento. Dom Orani fez uma celebração na Capela Nossa Senhora das Graças, no interior do hospital, e depois visitou alguns leitos, acompanhado do capelão do HCE, padre Fábio Josefe Lopes Pedroza; do coordenador da Pastoral da Saúde, padre Paulo Celso Dias; e do padre Jorge Lutz.

“Este é para nós um momento de unidade entre a Arquidiocese Militar e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de ser de suma importância porque a presença do cardeal nos confirma na fé católica e apostólica”, afirmou o capelão.

Para o coordenador da Pastoral da Saúde, é importante que, nesse Ano Jubilar, principalmente, São Sebastião visite os hospitais para levar a misericórdia de Deus aos que precisam de alento.

“São Sebastião nos incentiva a ter esperança e a cada dia mais estarmos ao lado de quem passa por algum sofrimento. Colocamos em exercício diariamente nos hospitais essa misericórdia. A presença de Dom Orani e do padroeiro com certeza nos trouxe mais segurança para continuarmos nosso trabalho junto aos enfermos”, assegurou o padre Paulo Celso.

Foto: Arquivo

13/01/2016 - Atualizado em 13/01/2016 15:22


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452