O trabalho pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro no Ano da Misericórdia está centrado no Sacramento da Reconciliação. Como gesto concreto, serão realizadas de fevereiro a maio de 2016 as oficinas Espere (Escolas de Perdão e Reconciliação).
“A Igreja, ciente de que é chamada a ser no mundo sinal da misericórdia divina diante de tantas dores, angústias e incertezas, quer viver sua missão de amor e solidariedade, levando aos corações sofridos a alegria e a esperança do perdão e da reconciliação”, explicou vigário episcopal para a Caridade Social, cônego Manuel de Oliveira Manangão.
As oficinas têm a finalidade de capacitar pessoas para atuarem como agentes que ajudem a superar as muitas situações de conflito. São oferecidas seis vagas para cada vicariato, observando a indicação dos agentes de pastoral, com perfil de multiplicadores.
As inscrições serão realizadas através da Coordenação de Pastoral pelo e-mail esperearqrio@gmail.com, tendo como data limite o dia 5 de fevereiro de 2016.
Espere
As Escolas de Perdão e Reconciliação (www.fundacionparalareconciliacion.org) são espaços interdisciplinares de facilitação do diálogo, onde os participantes aprendem a transformar raivas, ódios e desejos de vingança em sentimentos que promovam o desenvolvimento integral do ser humano.
O grupo propõe o perdão e a reconciliação como saída indispensável para prevenção dos conflitos de indivíduos, visando à reconstrução dos projetos de vida nos aspectos cognitivo, comportamental e social, contribuindo assim para a cultura da paz.
Os módulos são desenvolvidos com apoio de multiplicadores para grupos, sendo realizados em encontros semanais com duração de quatro horas por dia, compreendendo 12 módulos.
Serviço:
Oficinas às terças-feiras de 13h às 17h - (25 participantes)
Local: Edifício João Paulo II, Rua Benjamin Constant, 23 / 5º andar, sala multmídia – Glória
Início: 16 de fevereiro de 2016
Término: 3 de maio de 2016
Oficinas aos sábados: de 8h às 12h - (50 participantes)
Local: Catedral de São Sebastião - Av. Chile, 245 - Centro
Início: 20 de fevereiro de 2016
Término: 7 de maio de 2016
Missa de encerramento: dia 14 de maio, às 9h, na Catedral.
29/01/2016 - Atualizado em 29/01/2016 16:16