
O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, estará presidindo nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, às 9h, a Santa Missa na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte (CE). Dom Orani também presidirá a Missa com a Bênção das Velas, às 17h (hora local) – com transmissão, ao vivo, pela Rádio Catedral FM 106,7, às 18h –, seguida de Procissão das Candeias, também em Juazeiro, pertencente a Diocese de Crato.
Romaria de Nossa Senhora das Candeias
No dia 2 de fevereiro, o ciclo das principais romarias de Juazeiro chega ao seu término, por ocasião do dia de Nossa Senhora das Candeias que, no calendário litúrgico, está associada ao dia da Apresentação do Senhor. Padre Cícero foi o mentor desta festa. Diz a história que ele fomentou a realização de uma grande procissão de luzes, onde os romeiros e os próprios habitantes de Juazeiro saíam pelas ruas, conduzindo candeeiros e lamparinas, reverenciando a pessoa de Nossa Senhora que recebe o título de Nossa Senhora das Candeias. Tal festa encontra sua razão de ser exatamente por conta do contexto bíblico e litúrgico que é atribuído há este dia. Ao apresentar o menino Jesus no templo, conforme a tradição judaica, Nossa Senhora estaria apresentando a todo o mundo a luz dos povos que veio para tirar das trevas, libertando a todos do pecado e da maldade do mundo.
Este ano, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias está sendo realizada entre os dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro, refletindo o tema "No caminho do romeiro, Juazeiro é porta da misericórdia".
Foto: Rozelia Costa
01/02/2016 - Atualizado em 02/02/2016 11:09