A Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “ Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). A proposta deste ano é enfatizar a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.
Visando dar continuidade as ações propostas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para a Campanha da Fraternidade 2017, os vicariatos episcopal Jacarepaguá e o da caridade social promoverão no próximo dia 22 de abril, sábado, o primeiro Fórum de Meio Ambiente do Vicariato Jacarepaguá para debater o bioma Mata Atlântica. O evento será realizado no Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia
O Bosque da Freguesia, situado na Área de Proteção Ambiental da Freguesia, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é uma área de 310 mil metros quadrados, criada pela Prefeitura municipal carioca no dia 18 de setembro de 1992 e uma das poucas reservas florestais ou áreas voltadas ao lazer oficialmente protegidas ou tombadas por Lei na imensa região da baixada de Jacarepaguá.
O objetivo do fórum é promover o encontro de agentes de pastorais, religiosos, profissionais, pesquisadores, estudantes, juntamente com pessoas detentoras do conhecimento vivenciado, visando socializar os conhecimentos e experiências no campo da Ecologia Integral, propostas para uma cidade sustentável em meio a nova economia global.
Outra proposta do fórum é debater o papel central da educação ambiental na formação de valores na sociedade, considerando questões como sustentabilidade do planeta, globalização econômica e aumento da pobreza, decorrentes dos graves problemas ambientais enfrentados em todo o mundo. Outro objetivo é estimular que as comunidades e paróquias do vicariato possam criar núcleos da Pastoral da Ecologia nas paróquias da arquidiocese.
De acordo com o padre Marcos Vinício, vigário adjunto do Vicariato para a Caridade Social, contará com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que, a exemplo do Papa Francisco, também está preocupado com as questões sociais e ambientais. A realização do Fórum sobre Meio Ambiente contribui para aproximar diferentes realidades sociais e ambientais existentes no vicariato para debater educação ambiental, políticas públicas, redução dos impactos ambientais e sustentabilidade a partir da realidade da experiência das paróquias e comunidades:
"O Vicariato Jacarepaguá possui desafios ambientais a serem enfrentados e a partir do fórum será possível conhecer melhor as realidades sociais e ambientais da população que vive na região. A presença de Dom Orani é um estímulo para a criação de núcleos da Pastoral da Ecologia para que temas como educação ambiental, políticas públicas ambientais, sustentabilidade e a adoção de práticas sustentáveis estejam na agenda das paróquias para que haja mais justiça e qualidade ambiental", afirmou.
Além dos debates, está programada uma cerimônia de plantio de uma muda de pau-brasil, espécie nativa do bioma Mata Atlântica e abundante por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. O plantio homenageia o esforço de todos aqueles que lutam pela preservação do parque e de outros espaços como o das lagoas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, ameaçadas pelo assoreamento e o lançamento indiscriminado de esgoto da região.
O evento também conta com o apoio da Comissão Arquidiocesana de Animação da Campanha da Fraternidade que está dinamizando o agir arquidiocesano nas paróquias e vicariatos. Segundo Carmem Swire, o agir proposto pelo cardeal arcebispo Dom Orani João Tempesta estão voltados para o bioma Mata Atlântica que engloba dezessete estados brasileiros, incluindo a Cidade do Rio de Janeiro:
"O primeiro agir é o esforço para reduzir o consumo, pois as agressões ambientais e a produção são ditadas pelo ritmo do nosso consumo. Outro agir proposto por Dom Orani é elevar a consciência ecológica das paróquias e comunidades com a formação de núcleos da Pastoral da Ecologia para o desenvolvimento de práticas ecológicas como a destinação adequada de resíduos como o óleo de cozinha, latas de alumínio e garrafas plásticas, plantio de hortas comunitárias e apoio a produção agroecológica. O cardeal também quer que haja acompanhamento do plano municipal de saneamento básico e da revitalização de áreas de proteção ambiental ameaçadas pela degradação e especulação imobiliária" - concluiu.
As propostas debatidas e apresentadas no fórum de meio ambiente depois serão divulgadas e subsidiarão as ações das pastorais sociais em suas ações, uma vez que o tema do mio ambiente é marcado pela transversalidade. Informações sobre o fórum podem ser obtidas através do correio eletrônico vicariatosocialrj@arquidiocese.org.br ou pelos telefones (21) 2292-3132, ramal 332 e (21) 3477-2199.
O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia fica localizado na Avenida Tenente Coronel Muniz Aragão, 280, Anil, Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Participe e divulgue essa iniciativa!
Foto: Divulgação
10/04/2017 - Atualizado em 10/04/2017 12:57