Após passar pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, a imagem peregrina seguiu para a Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia, onde foi recebida pelos fiéis e pelo pároco, padre Sebastião.
De acordo com o sacerdote: "Maria continua a nos ensinar que é preciso ser obediente a Deus e cuidar e preservar as famílias, realizando, através delas, o projeto do Senhor, pois tudo passa pela família", argumentou.
O vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, cônego Robert, também esteve na celebração. Segundo ele: "Uma mãe nunca visita o seu filho por acaso. Nossa Senhora faz parte do plano de Deus e, por isso, o Senhor escolheu uma família humana e verdadeira, dando-nos o exemplo a seguir", completou.
Na ocasião, o diretor de coordenação do Círio de Nazaré, em Belém, Roberto Mauro Santos, afirmou que: "A nossa missão é levar a mensagem de Maria, que carrega Jesus em seus braços. Temos um forte trabalho de evangelização. As visitas que realizamos, junto a imagem peregrinação, são oportunidades de levarmos a procissão às pessoas que não podem participar do Círio em Belém", destacou.
Ele ainda destacou a importância do tema deste ano. "Essa é uma temática bastante importante, pois percebemos que a família tem sido cada vez mais afetada", pontuou.
A imagem da Virgem Maria ainda foi acolhida na Capela Nossa Senhora de Nazaré, em Camorim, onde a comunidade rezou a Oração do Ângelus, presidida pelo Cardeal Orani.
Padre Daniel, pároco da Igreja Nossa Senhora da Saúde, em Curicica, responsável pela capela, recordou o Evangelho da Visitação de Nossa Senhora a Isabel. "Tal como Isabel, podemos dizer: 'Como é que a Mãe do meu Senhor vem me visitar?' É uma alegria muito grande receber a imagem peregrina. Acredito que seja uma renovação de nossa fé em Jesus Cristo", acrescentou.
Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Belém, no Pará, padre Luis Carlos Nunes Gonçalves, contou um fato que ocorreu durante a visita ao Rio. "Vindo para cá, no avião, sentei-me ao lado de uma senhora que seguia em direção a Santa Catarina para cuidar da filha gestante. Esse fato me fez lembrar de outra mulher, Maria, que logo após de receber a visita do Anjo correu, apressadamente, ao encontro de sua prima Isabel que estava grávida. Nossa Senhora é a mãe que cuida de nós e nos pede: 'Façam o que Ele vos disser", finalizou.
Foto: Carlos Moioli
19/08/2017 - Atualizado em 19/08/2017 14:06