Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - Círio de Nazaré leva paz às famílias do Complexo de Manguinhos

$
0
0

temp_titleNazar_2017_19082017173950

Motivados pelo tema do Círio de Nazaré 2017, na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – "Maria de Nazaré nos ensina a ser família"–, o cortejo que conduz a imagem peregrina da Virgem continuou sua missão pela cidade do Rio indo ao encontro dos irmãos mais necessitados de paz, amor, atenção e motivação para que nunca percam a esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Na tarde deste sábado, 19 de agosto, a comitiva do Círio – composta por membros da Igreja no Rio e de Belém do Pará –, que em comunhão e unidade realizam este belo momento de fé e devoção mariana na Cidade Maravilhosa, visitaram pela primeira vez a comunidade Parque Oswaldo Cruz, mais conhecida como Amorim, no Complexo de Manguinhos.

A berlinda com a imagem peregrina da Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia foi recepcionada pelos fiéis e pelo pároco da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, padre Anderson Batista Monteiro. Conduzida em procissão pela principal rua da comunidade, Maria de Nazaré era venerada e homenageada por moradores, que rezavam pedindo por todas as famílias e pela paz na região, em especial, pela comunidade do Jacarezinho, que tem sofrido há nove dias com a violência.

Mas o dia também foi de fé, esperança e muita festa. Localizada na comunidade e pertencente à paróquia, a Capela São José completou, neste sábado, 55 anos de fundação, testemunhando muitos frutos da ação de Deus na vida dos fiéis. A Santa Missa em ação de graças, transmitida, ao vivo, pela Rádio Catedral FM, foi presidida por padre Anderson, e concelebrada pelo capelão do Hospital Federal de Bonsucesso, que durante nove anos serviu a comunidade como diácono, padre Vicente Freiras da Silva.

De acordo com o pároco, um tríduo foi organizado em preparação à chegada da imagem peregrina. O sacerdote também ressaltou que a comunidade tem inúmeros moradores de origem do Pará, o que aumentou a alegria da visita da Padroeira da Amazônia.

“Essa visita significa um resgate da fé e também da cultura dos paraenses, como um retorno a casa. É uma experiência edificante que faz lembrar das origens e de como a religiosidade sempre esteve presente. Ao recordar as origens é possível seguir com mais força os desafios da vida presente. Além disso, tivemos um tríduo com a presença de padres queridos da comunidade: Vicente da Silva, Rogério Pereira, e Thiago Azevedo. Com esses três dias de celebração os fiéis da Capela São José também recordam sua história e de todos os padres que marcaram a vida de fé da comunidade”, explicou padre Anderson.

Em seu coração de pastor, o sacerdote desejou que o Círio e a Virgem de Nazaré fortaleça a vida de fé de toda a comunidade:

“Espero que a visita do cortejo que conduz a imagem peregrina da Virgem tenha sido um momento de renovação da fé de toda comunidade paroquial. O Círio de Nazaré traz consigo o testemunho de fé de milhares de paraenses que se reúnem na Basílica de Nazaré para agradecer e pedir a intercessão da Virgem Maria. Que este exemplo de fé contagie nossa paróquia e junto de Nossa Senhora de Nazaré rogarmos por nossa comunidade, nosso bairro e nossa cidade, para que em meio às adversidades sigamos firmes na fé”, afirmou o pároco.

De Manguinhos a comitiva seguiu para a Igreja Jesus de Nazaré, no Parque Maré, em Bonsucesso, e para a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta.

Foto: Carlos Moioli

19/08/2017 - Atualizado em 19/08/2017 17:41


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452