Após três dias de peregrinação pelos mais diversos bairros da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré se despede dos fiéis, neste domingo, dia 20 de agosto. A nona edição do Círio trouxe o tema “Maria de Nazaré, nos ensina a ser família”, atendendo ao apelo feito pelo Papa Francisco em defesa dos lares.
O último dia de peregrinação teve início com a santa missa realizada na Igreja São Paulo Apóstolo, em Copacabana, presidida pelo arcebispo, Dom Orani João Tempesta, e concelebrada pelo pároco e provincial do Centro-Sul dos Clérigos Regulares de São Paulo, padre Paulo de Tarso Rodrigues, e demais sacerdotes do Rio, São Paulo e Belém do Pará.
Na homilia, o cardeal destacou que a presença de Maria aponta para os fiéis o caminho para Deus. “A visita de Nossa Senhora traz uma experiência de Nazaré às famílias. Com a presença dela, somos chamados a refletir sobre o valor da vida e da família. Hoje, a Assunção de Maria nos mostra que caminhamos para Deus. É importante que nunca percamos de vista a direção para a qual estamos caminhando, mesmo encontrando obstáculos no caminho”, completou.
Padre Paulo agradeceu a presença dos paroquianos e fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré e completou afirmando: “Que a Virgem Maria nos mostre o caminho para uma sociedade mais justa e fraterna. Que possamos levar a presença de Deus a todos os lugares que formos, sobretudo, nas nossas famílias”, destacou.
O casal Melina de Vasconcelos Guerra e Eduardo Guerra, ambos de Belém do Pará, contaram, emocionados, a experiência de vivenciar o Círio, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. “Faz um ano que saímos de Belém e estamos muito saudosos por viver esse momento do Círio com as famílias. Quando uma amiga nos avisou que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré estaria aqui, nos programamos para viver essa emoção”, pontuou Melina.
Eduardo Guerra, esposo de Melina, recordou a intercessão da Virgem Maria na vida do casal. “Nossa Senhora sempre esteve presente em nossa vida. Quando tentávamos ter um filho, fomos ao Círio e pedimos a bênção dela. Mal sabíamos, mas o Murilo, que hoje tem quatro anos, já estava a caminho. Viver essa experiência é sempre muito especial, recordamos também nossas origens e a saudade que temos de nossa família. É um fortalecimento da fé e da unidade da família”, finalizou.
No fim, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi saudada com uma chuva de pétalas de rosas na saída da igreja.
Virgem de Nazaré visita Santuário Basílica de São Sebastião
O Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, também recebeu a imagem peregrina. No local, também foi celebrada a santa missa, presidida por Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelo pároco, Frei Arles Dias de Jesus.
“É com muita alegria que acolhemos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré e, ao mesmo tempo, lançamos o cartaz da celebração que vai acontecer em nossa comunidade, no dia 8 de outubro, com o tema: ‘Maria, estrela da evangelização’. Será um evento com diversas atividades culturais”, disse Frei Arles.
Lívia Freitas da Silva Carvalho contou sobre a oportunidade de receber a bênção junto ao filho. “Eu me sinto muito abençoada por participar dessa peregrinação com meu filho. Dom Orani nos deu a bênção quando eu ainda estava grávida e hoje tivemos a oportunidade de recebermos a bênção mais uma vez”, contou.
Tatiana Ferreira Marques, que morou em Belém por 23 anos, narrou a experiência e a emoção de encontrar a Virgem de Nazaré mais uma vez. “Durante esse tempo, minha devoção por ela só aumentou. Minhas duas filhas se chamam Maria por conta do meu amor por Nossa Senhora, tudo o que tenho devo a ela. Espero estar em Belém neste ano para participar do Círio, sempre junto a minha família”, finalizou.
Foto: Carlos Moioli
20/08/2017 - Atualizado em 20/08/2017 17:58