Quantcast
Channel: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452

Notícia - "A busca da identidade dos jovens" no encontro preparatório ao Sínodo

$
0
0

temp_titleANSA_25052017094512_12092017102016Que o Sínodo de outubro de 2018 sobre o tem “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” não seja somente “sobre os jovens”, mas também “dos jovens” foi o desejo manifestado diversas vezes pelo Papa Francisco.

O mesmo convite foi relançado pelo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ao abrir na segunda-feira no Auditório da Cúria Generalícia dos Jesuítas, em Roma, o “Seminário Internacional sobre a situação Juvenil.

O encontro reúne especialistas e jovens dos cinco continentes e até sexta-feira vão falar, em especial, sobre como a escuta do jovem é uma questão crucial.

Na manhã desta terça-feira, Dom Philippe Bordeyene, da França, falou sobre “Os jovens de hoje em busca de identidade”. Também foi lida a palestra da Dra Chiara Amirante, da Itália, que não pode participar do encontro.

A RV foi até a Cúria Generalícia dos Jesuítas e conversou com o Padre Anísio José, Reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, que falou sobre os trabalhos desta manhã:

Nos trabalhos desta manhã nós tivemos um professor que veio da Universidade Católica da França falando sobre a identidade do jovem e agora nós acabamos de ter uma partilha sobre como esta identidade deve ser colocada em prática, era da Chiara, fundadora do Movimento Novo Horizonte, ela  não pode vir mas mandou uma pessoas para fazer a leitura da sua partilha e agora nós vamos para o intervalo e depois teremos  os debates em grupos, em grupos por línguas e à tarde vamos colocar em plenária.

Discutiremos nestes dias, até sexta-feira, toda esta questão juvenil. Muitos jovens vieram. Nós temos também dois jovens do Brasil  e dois sacerdotes brasileiros aqui presentes”.

A novidade que o professor francês nos colocou, foi de que não podemos falar somente  de juventude sem levar em consideração a infância, a infância que vai imprimindo uma identidade. E muitos jovens e adolescentes , depois, muitas vezes,  quando muitas vezes quando não formam a sua identidade na infância, é que sofrem as consequências de uma juventude  não bem trabalhada”.

Também presente no encontro, o jovem Lucas Barbosa Galhardo, representante da Pastoral juvenil do Brasil e do Departamento da Juventude do CELAM:



Foto: ANSA

12/09/2017 - Atualizado em 12/09/2017 10:25


Viewing all articles
Browse latest Browse all 8452