Aos 36 anos, sendo 11 deles dedicados ao sacerdócio, padre Alessandro Manoel dos Santos assumiu como novo vice-reitor do Seminário Arquidiocesano de São José. A provisão foi lida no dia 28 de agosto, durante celebração presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, com a presença da equipe formadora do seminário.
“O padre Alessandro sucede ao padre Thiago Humelino, que deu uma belíssima contribuição na formação dos seminaristas, com zelo e testemunho de vida sacerdotal, e que agora foi estudar na Espanha, certamente, para melhor servir nossa diocese. Padre Alessandro atuava na formação dos vocacionados. Já inteirado das questões e desafios da missão, aliado à sua capacidade administrativa, vai contribuir, e muito, com essa casa de formação”, disse o reitor do seminário, cônego Leandro Câmara.
Nos últimos anos, padre Alessandro atuou como pároco nas igrejas de Nossa Senhora da Paz, em Campinho, e Nossa Senhora do Carmo, em São Jorge, ambas no bairro de Campo Grande, onde permaneceu por cinco anos em cada uma das comunidades.
Em fevereiro de 2016, recebeu uma missão especial. “Devido à nova estrutura que estava sendo organizada no seminário, fui convidado para atuar como prefeito de turma da Comunidade São Francisco Xavier, na qual trabalhei durante um ano e meio”, afirmou o sacerdote.
Padre Alessandro explicou algumas atividades que deve exercer na nova função. “Minha missão será estreitar os laços entre seminário e paróquia, atuar nas pastorais e missões junto aos seminaristas, contribuindo para essas novas vocações, de maneira que esses jovens possam enxergar o chamado de Deus em suas vidas. Além disso, também vou trabalhar, junto aos funcionários e as irmãs, na melhoria e gestão da casa de formação”, esclareceu.
O sacerdote, que foi formado no seminário entre os anos de 1999 e 2005, ordenado pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid em 1º de outubro de 2005, expressa sua gratidão à instituição. “Tive uma grande experiência no seminário: de crescimento, formação humana e espiritual, autoconhecimento. Tudo o que sou devo ao seminário, por tudo aquilo que ele me ofereceu”, agradeceu.
Dessa forma, ele também ressaltou a alegria do retorno à casa de formação. “Retornar ao seminário é uma experiência diferente. Eu me vejo como aquele que pode colaborar com essa nova missão, ajudando os seminaristas a compreenderem melhor a vocação. O interessante é olhar para o rosto de cada seminarista e me enxergar naquilo também. Tem sido uma experiência muito positiva, porque no seminário revivo todas as minhas dificuldades. É gratificante estar aqui e contribuir de alguma forma”, completou.
‘Quero entregar minha vida pelas vocações’
Quem também estará junto ao padre Alessandro será o padre José Carlos Rosa Silva Júnior, mais conhecido como padre Zeca, que será o prefeito de disciplinas.
Ordenado há três meses, o sacerdote afirmou: "Minha alegria é fazer a vontade de Deus. Para onde essa vontade me direcionar, eu irei, pois sei que serei feliz. Talvez felicidade seja a palavra mais apropriada para descrever o que sinto. Amo o seminário, e ter identificado que ser formador era a vontade de Cristo edificou meu sacerdócio. Quero entregar minha vida pelas vocações”, frisou.


Fotos: Carlos Ébano
12/09/2017 - Atualizado em 12/09/2017 12:11